Quarta, 07 de Outubro de 2026 19:07
73 999466423
Cultura Evento

Filme sobre Mateus Aleluia encerra festival internacional de documentários em Salvador

Sessão do documentário “Aleluia: O Canto Infinito do Tincoã” no Cinema do Museu terá a presença da diretora Tenille Bezerra para bate-papo

07/10/2026 15h53
Por: Redação
Mateus Aleluia
Mateus Aleluia

 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O festival internacional de documentários musicais "In-Edit" aportou em Salvador, trazendo para a capital uma curadoria de filmes do Brasil, Espanha e Estados Unidos com exibições semanais através da mostra "Música para os olhos". Realizada pelo Instituto Cervantes Salvador, em parceria com o Cinematógrafo e o Circuito de Cinema Saladearte, a mostra chega à sua última sessão nesta quinta-feira (08), às 19h, no Cinema do Museu (Corredor da Vitória). O encerramento será com "Aleluia: O Canto Infinito do Tincoã", da diretora Tenille Bezerra, que acompanha o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia. A cineasta estará presente para um bate-papo com o público após a exibição. Os ingressos terão valor especial único de R$16 na sessão e estarão à venda na bilheteria do cinema ou antecipadamente por meio do serviço de venda on-line do circuito.

O filme se lança na construção de um imaginário em torno da vida e obra do artista, articulando  a obra musical de Mateus com sua memória afetiva, tecendo uma delicada trama que conecta distintos lugares e temporalidades. "Vimos filmes que inspiraram descobertas fascinantes sobre as relações da música com a vida, a história, a política e a condição humana, e tudo em um arco muito bonito que começa e se encerra na Bahia. Abrimos com 'O Milagre do Candeal', do reconhecido diretor espanhol Fernando Trueba, e fechamos com produção baiana e protagonismo de seu Mateus Aleluia e com a diretora Tenille Bezerra confirmada na sessão de encerramento, nesta quinta. Foi grande a alegria, para nós do Cinematógrafo e, também, para a Saladearte, de participar da mostra Música para os Olhos, em parceria com o Instituto Cervantes Salvador e o In-Edit Brasil", conta Camele Queiroz, do Cinematógrafo, projeto parceiro da mostra.

Música para os olhos

Depois de estrear em 1º de setembro, a mostra segue até 08 de outubro com exibições de documentários musicais do Brasil, Espanha e Estados Unidos todas as quintas-feiras, na Saladearte Cinema do Museu. A mostra é realizada pelo Instituto Cervantes Salvador, em parceria com o Cinematógrafo e o Circuito de Cinema Saladearte. As sessões são mediadas pelos curadores do Cinematógrafo, os cineastas Camele Queiroz e Fabricio Ramos.

Nascido em Barcelona há mais de duas décadas, o In-Edit expandiu sua presença para diferentes países e consolidou-se como um importante espaço de difusão do cinema documental musical. Em Salvador, o público poderá conhecer um recorte especial desse universo: uma seleção de filmes vinculados ao festival, ampliada com obras que estabelecem um diálogo direto com a música, a memória e a identidade cultural da Bahia.

Além de uma exibição dupla de "O Milagre do Candeal", dirigido pelo cineasta espanhol Fernando Trueba, que acompanha o encontro entre o pianista cubano Bebo Valdés e o bairro do Candeal, em Salvador, onde a música, a educação e a ação social lideradas por Carlinhos Brown se transformaram em instrumentos de criação e mobilização coletiva, a presença baiana na programação se completa com "Aleluia: O Canto Infinito do Tincoã", de Tenille Bezerra, que acompanha o processo de composição do segundo disco de Mateus Aleluia e constrói um retrato sensível de sua obra, sua memória afetiva e sua trajetória artística.

A seleção apresenta também diferentes olhares sobre música, sociedade e criação. "La Marsellesa de los Borrachos" recupera canções populares da resistência espanhola durante a ditadura franquista; "El Canto de las Manos" acompanha três músicos surdos venezuelanos no desafio de interpretar, em língua de sinais, a ópera "Fidelio", de Beethoven; "Omega Wants to Dance" investiga a dança e o movimento como formas de consciência e expressão; e "Sun Ra – Do the Impossible" revisita a trajetória de uma das figuras fundamentais do jazz de vanguarda e do afrofuturismo.

"Com esta mostra, queremos aproximar o público de Salvador de um festival que se tornou uma referência internacional do documentário musical, mas sem simplesmente reproduzir aqui uma de suas edições. Construímos uma programação própria, que parte de uma seleção vinculada ao In-Edit e incorpora filmes profundamente relacionados à Bahia, à sua memória e à sua extraordinária riqueza musical. O concerto de Anna Colom reforça ainda esse encontro entre cinema e música ao vivo. O resultado é um diálogo entre diferentes países, gerações e linguagens artísticas, pensado especialmente para a cidade de Salvador", afirma David Ruiz López-Prisuelos, diretor do Instituto Cervantes Salvador.

SERVIÇO

Música para os olhos – In-Edit Brasil em Salvador

Data: de 1º de setembro a 8 de outubro

EXIBIÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Saladearte Cinema do Museu

Avenida Sete de Setembro, 2.195, Corredor da Vitória

Ingressos: R$16 por sessão, à venda na bilheteria do Cinema do Museu ou antecipadamente por meio do serviço de venda on-line do Circuito de Cinema Saladearte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
Atualizado às 18h01
25°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 26°

25° Sensação
21.67 km/h Vento
68% Umidade do ar
20% (0.12mm) Chance de chuva
Amanhã (08/10)

Mín. 25° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Sexta (09/10)

Mín. 25° Máx. 26°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio