Nesta quarta-feira (17), o Governo do Brasil fará a transferência direta de recursos para a conta de municípios baianos e assinará a emissão da ordem de serviço para o início da construção de 12 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e um Centro Especializado em Reabilitação (CER), além da retomada de outras 11 obras de saúde paradas na Bahia.
A iniciativa faz parte da segunda maior liberação imediata de recursos do Novo PAC Saúde realizada de uma só vez e vai ampliar o atendimento aos pacientes do SUS no estado, como parte do programa Agora Tem Especialistas, que reúne iniciativas voltadas à ampliação da oferta de consultas, exames e cirurgias no SUS, com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimento.

A cerimônia será realizada em Salvador (BA), às 13h, no Auditório Zezéu Ribeiro, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), antigo prédio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença da diretora de Cooperação Técnica, Inovação e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Aline Costa.
A ação do Ministério da Saúde contempla 25 estados, ampliando a capacidade de atendimento em mais de 185 municípios, com a construção de 204 novas unidades de saúde e o ressarcimento de 189 obras concluídas em todo o país, que integravam o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas.
No mesmo dia, às 15h, a diretora também visitará o Hospital Irmã Dulce para inaugurar o funcionamento de um tomógrafo e de equipamentos cirúrgicos entregues ao hospital, que vão contribuir para a realização de exames complexos e diversos procedimentos cirúrgicos na unidade.
Outros nove kits de equipamentos para a realização de cirurgias gerais e oftalmológicas serão entregues para Hospitais e policlínicas de Salvador e do interior para ampliar a capacidade de atendimentos no estado, que se somarão aos outros 11 já em funcionamento, além de três tomógrafos.
SERVIÇO
Entregas do Ministério da Saúde na Bahia
? Data: 17/06/26 (quarta-feira)
? Horário: 13h
?Local: Auditório Zezéu Ribeiro – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), Centro Administrativo da Bahia (CAB), Salvador (BA) – antigo prédio da FLEM
Senhor do Bonfim Mutirão de Glaucoma atende mais de 410 pacientes em Senhor do Bonfim
Conferência de Saúde Itagibá realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde nesta quinta-feira (11)
SUS Bahia recebe tomógrafos e novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS
Capacitação Hemoba promove capacitação em doença falciforme para profissionais dos hospitais estaduais
Caravana Caravana Movaê chega a São Caetano com formação, feira de afroempreendedorismo e serviços gratuitos à comunidade
Vacinação Campanha de vacinação contra a gripe segue até sábado com foco nos grupos prioritários Mín. 25° Máx. 26°
Mín. 24° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 26°
Chuvas esparsas



