A barragem da Pedra, localizada no município de Jequié e responsável por regular o fluxo do Rio de Contas, pode ter as comportas abertas diante do aumento do volume de água registrado nos últimos dias.
De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (5), a vazão inicial será de 60 metros cúbicos. O crescimento no nível da barragem ocorre por causa da afluência, que é a quantidade de água que chega ao reservatório pelos rios e afluentes da bacia hidrográfica.
Com a sequência de chuvas registradas no estado, a expectativa é de que o volume continue aumentando nos próximos dias.
O monitoramento da barragem segue sendo realizado pelas autoridades e por órgãos responsáveis pela gestão dos recursos hídricos. A abertura das comportas, quando ocorre, é uma medida preventiva para controlar o volume de água do reservatório e evitar riscos maiores em períodos de chuvas intensas.
A barragem da Pedra desempenha papel fundamental na regulação das águas do Rio de Contas, contribuindo para o controle de cheias, geração de energia e abastecimento em municípios da região sudoeste e sul da Bahia.
Alerta de chuvas Inmet emite alerta amarelo para chuvas em 47 cidades do litoral baiano
Chuvas Salvador terá semana de chuva persistente; Defesa Civil alerta para riscos até domingo (26)
previsão do tempo Inmet amplia alerta de chuvas intensas para mais de 190 cidades na Bahia; veja lista
Alerta de chuvas Inmet emite alerta de chuvas intensas para Salvador e mais 125 cidades da Bahia
Alerta de chuvas Mais de 130 cidades da Bahia entram em alerta para chuvas intensas e risco de alagamentos
Alerta de chuvas Inmet emite alerta vermelho para 30 municípios da Bahia por risco de chuvas intensas; confira lista 
Mín. 25° Máx. 26°
Mín. 26° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 25° Máx. 26°
Chuvas esparsas



