A educação de tempo integral da Bahia ganhou mais força com o Programa Arte e Cultura, fruto da parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Cultura (Secult-BA). O lançamento aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral Luiz Viana, em Salvador, com as presenças da presidente da Funarte, Maria Marighella; da secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito; do secretário da Cultura do Estado, Bruno Monteiro; e de outras autoridades.
Com um investimento de R$ 1,3 milhão do governo federal, o programa incentiva a arte e a cultura dentro dos colégios estaduais de tempo integral da Bahia, tendo como base o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena.
A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, reforçou que a parceria ajuda a fortalecer o ensino. "Educação e cultura precisam andar de mãos dadas. E é para isso que a educação de tempo integral existe, para tornar a escola viva para nossos estudantes, para que eles aprendam além das salas de aula."
Para o secretário da Cultura, Bruno Monteiro, a cultura nasce dentro das próprias unidades escolares. "Durante a nossa caminhada, reconhecemos a escola como um equipamento cultural e que a experiência cotidiana nos ensina de forma muito especial", disse.
Territórios participantes
O projeto vai acontecer entre julho e dezembro em oito unidades da rede estadual de ensino. Nesta primeira etapa, a iniciativa alcança mais de 16,8 mil estudantes de sete Territórios de Identidade da Bahia, por meio de oficinas de teatro, dança, música e artes visuais, além de rodas de conversa, dinâmicas de grupo e círculos de trocas sociais.
A diretora do Colégio Estadual de Tempo Integral Luiz Viana, Ana Paula Ramos, destacou que a iniciativa vai valorizar, ainda mais, a arte e a cultura no ambiente de ensino. "Este projeto vai permitir que os estudantes tragam as suas vivências para dentro da unidade escolar, tornando o ensino e o aprendizado ainda mais leves."
Fonte: Ascom/SEC
Transparência Prefeitura de Itagibá abre consulta pública para definir prioridades da LDO 2027
Bahia Projeto Estação Ginástica celebra Dia Mundial da Saúde com aulão especial
Cidades Prefeitura divulga funcionamento dos serviços municipais durante a Semana Santa
Bahia Rios da Bahia permanecem acima do nível de segurança e Inema mantêm alerta para risco de inundações
Geral Pesquisa aponta que 90% dos consumidores comprarão chocolate na Páscoa
Lauro de Freitas Prefeitura de Lauro de Freitas realiza entrega da Cesta Santa para agentes de limpeza nesta quarta-feira (1º) 
Mín. 26° Máx. 27°
Mín. 26° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 26° Máx. 27°
Tempo limpo


