Sexta, 23 de Julho de 2021
(71) 9 9967-9844
Municípios Municípios

Duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna deve ampliar desenvolvimento do Sul da Bahia

Entre as ações, prefeito anunciou a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia

05/06/2021 08h46
Por: Lohan Santana
Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

O início da duplicação de trecho da BR-415, que liga Ilhéus e Itabuna, vem sendo celebrado pelos municípios do sul baiano por promover o desenvolvimento econômico local. A obra foi confirmada pelo governador Rui Costa (PT) em recente visita à região e o aviso de licitação já saiu publicado no Diário Oficial do Estado.

A importância da tão esperada duplicação foi confirmada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, em visita ao grupo A TARDE, ontem. Recebido pelo diretor de Relações Institucionais, Luciano Neves, o gestor apresentou outras ações na região.

“O governador vai fazer uma outra via na outra margem do rio Cachoeira, que é a BA 649. Esse trecho vai ser a outra ligação entre Ilhéus e Itabuna. Temos também o Hospital Regional da Costa do Cacau, que vai ser inaugurado agora em novembro, e a Barragem do Rio Colônia, que vai regularizar a vazão do rio e garantir o abastecimento de água na região”, destacou.

Rui Costa já havia assinado uma ordem de serviço para autorizar a duplicação da rodovia. Ao menos 10 mil veículos passam por dia no trecho de 18 quilômetros que separa os dois municípios.

A rota é uma importante aliada da economia da região, já que faz integração ao porto de Malhado, em Ilhéus, onde grande parte da produção do sul é levada para exportação, além de ser relevante rota turística do estado, na Costa do Cacau.

O investimento gira em torno de R$ 105 milhões para que o projeto, já autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seja executado.

Região Metropolitana

Augusto Castro ressaltou também a proposta de implantação da região metropolitana de Ilhéus e Itabuna, o que, de acordo com ele, vai agregar mais cidades e permitir captar recursos para que municípios tenham ações conjuntas em outros segmentos, como saúde, coleta de lixo e infraestrutura. Pela proposta, 13 municípios passariam a compor a unidade: Almadina, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapé, São José da Vitória e Uruçuca.

A ideia vem de um projeto de lei, apresentado em 2017 por Augusto Castro, ainda como deputado, e depende agora que seja encaminhado pelo governo do estado para aprovação por parte da Assembleia Legislativa. “O foco é o resgate do desenvolvimento do município, para que se torne um grande polo regional”, diz Castro.

Durante a visita, o prefeito foi apresentado ao projeto A TARDE Educação, que já é uma realidade em escolas estaduais e também entre professores e alunos de municípios como Salvador, Candeias, Santo Estevão e Luís Eduardo Magalhães, entre outros parceiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Salvador - BA
Atualizado às 22h25 - Fonte: Climatempo
23°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 27°

23° Sensação
22 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 26°

Chuvoso
Domingo (25/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva