Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
(71) 9 9967-9844
Bahia Covid-19

Vacina acabou por falta de planejamento do governo federal, diz governador da Bahia

Rui Costa voltou a criticar Anvisa por morosidade em liberar vacinas e reforçou que pode colocar 10 milhões de doses no Brasil em poucos dias

17/02/2021 11h21
Por: David Santos
Vacina acabou por falta de planejamento do governo federal, diz governador da Bahia

A suspensão da vacinação contra a Covid-19 em Salvador e outros mais de 80 municípios baianos poderia ter sido evitada se o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) tivesse se planejado e negociado antecipadamente com laboratórios que desenvolviam o imunizante.

É o que afirmou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (17). Em entrevista à TV Itapoan, ele voltou a criticar a morosidade da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em analisar e liberar a aplicação de vacinas.

“A vacina acabou porque o governo federal não se planejou. A Anvisa está a passos de tartaruga e muita má vontade para regularizar outras vacinas que já estão sendo aplicadas em vários lugares do mundo. O Brasil e a Anvisa numa lentidão incompreensível e não compra mais vacinas. Uma lentidão e  burocracia incompreensível enquanto todos os dias morrem mais de 100 pessoas no Brasil. Não fez pré-contrato, não se preparou, não discutiu anteriormente com os laboratórios, e agora que as vacinas existem ainda colocam uns cem números de exigências e lentidão. As estão vindo a conta gota e acabam”, afirmou.

Ele voltou a apelar para que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a aquisição emergencial de imunizantes aprovados por outras instituições de saúde, mesmo que não haja autorização da Anvisa. “Reiteremos ao STF o pedido emergencial para uso da vacina Sputnik. Temos condições de em poucos dias colocar 10 milhões de doses no Brasil”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 09h10 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 31°

31° Sensação
19 km/h Vento
62% Umidade do ar
60% (3mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 33°

Sol e Chuva
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva