O prefeito eleito Bruno Reis (DEM) anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (28) a lista de secretários municipais, dirigentes de fundações, autarquias, empresas e agência que participarão da gestão municipal, a partir do próximo dia primeiro de janeiro de 2021.
Bruno Reis também anunciou a criação de novas secretarias: Secretaria de Governo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). Das 24 secretarias, 12 são ocupadas por mulheres. A secretaria de governo, por exemplo, será administrada pela vice-prefeira, Ana Paula Matos,
Reis disse que fez uma renovação de cerca de 60% nas secretarias e autarquias municipais. Alguns gestores que já faziam parte do secretariado municipal, permaneceram na equipe, mas alguns deles foram trocados de pastas, como é o caso do secretário Fábio Mota que saiu da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e vai assumir a pasta da cultura, a Secult.
Já a Semob, terá a gestão de Fabrízzio Muller, que era superintendente da Transalvador. O secretário Municida saúde, Leo Prates, continua no cargo. [Confira a lista completa abaixo]
Durante a coletiva de anúncio da equipe, o prefeito eleito citou, o que para ele, são os principais desafios da gestão.
Além das equipes que vão integrar a gestão municipal, Bruno Reis disse que solicitou encontro com o governador Rui Costa para debater a retomada das aulas nas escolas.
"Devemos nos encontrar essa semana para discutir retomada da educação, a ideia é sincronizar o calendário. A gente esperava que o governo federal pudesse definir essa diretriz e as sugestões que que nós dávamos era unificar o calendário de 2020 com 2021 para não perder o ano de 2020. Não vamos aguardar o governo federal, Salvador e governo do estado pretendem achar uma solução. A ideia é, os números da pandemia permitindo, a gente tentar retomar a educação com maior brevidade porque não temos como comprometer dois anos letivos. A ideia é que as crianças possam ter aula presencial em um turno e no contraturno, aulas online e a gente possa recuperar o calendário de 2020", explicou
Secretaria de Governo - Ana Paula Matos
Ana Paula Matos passa a ser a nova diretorora-geral das Prefeituras-Bairro — Foto: Max Haack/Secom PMS
Ana Paula Matos é professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras. Pós-graduada em Finanças Corporativas e mestre em Administração, pela UFBA, iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora da Secretaria de Educação, em 2013. Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura e secretária das Prefeiturasbairro e de Promoção Social, cargo ocupado por duas vezes. Ela também é a vice-prefeita de Salvador.
Giovanna Victer, secretária municipal da fazenda em Salvador — Foto: Divulgação
Giovanna Victer é gestora pública federal e preside o Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos. Mestre em Políticas Sociais e Planejamento, pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics), Giovanna foi secretária de Planejamento e de Fazenda da Prefeitura de Niterói. Antes, atuou no Ministério das Cidades, nas áreas de saneamento e habitação, e no Ministério do Planejamento, no programa de Modernização da Gestão Pública Federal.
Secretaria Municipal da Reparação (Semur) - Ivete Sacramento
Secretaria de Reparação: Ivete Sacramento — Foto: Divulgação
Ivete Sacramento é graduada em Letras Vernáculas, pela UFBA, e mestre em Educação, pela Université du Quebec à Montréal. Desde 2013, é secretária municipal da Reparação. Faz parte de diversos conselhos e comitês nacionais e internacionais de políticas públicas e ações afrmativas nas áreas étnico-raciais, LGBTQI+, educação, mulheres, desenvolvimento social, crianças, adolescentes e idosos. Ivete Sacramento traz experiências como reitora e professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Ela também foi superintendente de Direitos Humanos, na secretária estadual de Justiça e Cidadania.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes — Foto: Divulgação
Mila Paes é graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa, cursou Arquitetura e Urbanismo na UFBA e tem pós-graduação em gestão fnanceira, controladoria e auditoria, pela FGV. Foi responsável pela coordenação técnica do programa "Salvador 360", sendo também subsecretaria de Desenvolvimento e Urbanismo na Prefeitura de Salvador. No setor privado, exerceu atividades nas áreas de energia limpa, educação e infraestrutura.
Secretaria de Comunicação (Secom) - Renata Vidal
Renata Vidal, Secretaria de Comunicação (Secom) de Salvador — Foto: Divulgação
Renata Vidal iniciou a carreira como jornalista há 20 anos, na TVE. Foi chefe de reportagem e editora-chefe na Band, além de editora e coordenadora do núcleo nacional da Record Bahia. Vidal também coordenou a comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Como consultora e media trainer, atendeu o partido Democratas, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho na Bahia, Goiás e Mato Grosso, entre outros.
Secretária Municipal de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet — Foto: Divulgação
Marise Chastinet é graduada em Administração, pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Direito Administrativo, pela Universidade Federal da Bahia, e MBA em Gestão Portuária, pelo Senai Cimatec. Ao longo da trajetória profssional, a atual presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador(Arsal) já ocupou cargos no Dnocs, na Assembleia Legislativa e na Codeba. Chastinet também foi assessora especial na Casa Civil e no Gabinete da Prefeitura de Salvador.
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) - Fernanda Lordelo
Fernanda Lordelo, Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) — Foto: Divulgação
Fernanda Lordelo é advogada, especialista em Direito e mestre em Bionergia. Atuou como coordenadora adjunta dos cursos de Direito e de Administração, assim como na Diretoria Acadêmica de Planejamento da Unifacs. Consultora em projetos sociais e educacionais, Fernanda é orientadora da Liga Acadêmica de Promoção da Igualdade e integra o Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos da Unifacs. Também é coordenadora do Centro de Cidadania e já atuou no Núcleo de Práticas Jurídicas da mesma instituição.
Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França — Foto: Divulgação
Edna França é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Atuou no setor público, em Salvador, como gerente na Diretoria de Inovação Cidade Inteligente, na Secis, e como coordenadora de política para as mulheres, na SPMJ. Em Juazeiro, França coordenou o posto do Sine-Bahia e foi superintendente de Serviços Públicos na prefeitura.
Procuradoria-geral do Município - Luciana Rodrigues
Luciana Rodrigues, Procuradora geral do Município — Foto: Divulgação
Luciana Rodrigues é formada em Direito pela UFBA e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Público. É procuradora do Município de Salvador, cargo no qual ingressou por meio de concurso público. Atuou na assessoria jurídica da AGERBA e do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Desde 2013, exerce a função de Procuradora-Geral do Município.
Maria Rita Garrido ficará na Controladoria-geral do Município — Foto: Divulgação
Maria Rita Garrido é formada em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, com MBA Executivo em Gestão Pública e Controladoria. Servidora pública da carreira de Auditor Interno, é atualmente Controladora-Geral do Município e integra o Conselho Nacional de Controle Interno.
Casa Civil - Luiz Carreira
Titular da Casa Civil, Luiz Carreira — Foto: Divulgação
Luiz Carreira é formado em Administração Pública, pela UFBA, com pósgraduação em Administração Pública e mestrado em Geografa Humana e Organização do Espaço, na França. Carreira já foi secretário estadual de Planejamento e deputado federal por dois mandatos. No setor privado, ocupou o cargo de diretor-presidente da Bahia Terminais S.A. Desde 2014, é o titular da Casa Civil, na Prefeitura de Salvador.
Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates — Foto: Reprodução/TV Bahia
Leo Prates é engenheiro eletricista, com pós-graduação em Administração de Empresas, pela UFBA. O atual secretário de Saúde já foi titular da pasta de Promoção Social e Combate à Pobreza. Deputado estadual licenciado, Leo Prates presidiu a Câmara de Vereadores de Salvador, de janeiro de 2017 até dezembro de 2018.
Secretaria Municipal de Gestão (Semge) - Thiago Dantas
Thiago Dantas, Secretário Municipal de Gestão (Semge) — Foto: Divulgação
Atual titular da Secretaria de Gestão, Thiago Dantas é formado em Direito, pela UFBA, e atuou como advogado da União, lotado na Procuradoria no Espírito Santo, assim como na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa. Ele foi consultor jurídico, no Comando da Marinha, e analista processual, no Ministério Público da União. Dantas também foi nomeado como procurador da Fazenda Nacional. Ele integrou a Procuradoria do Município de Salvador, em 2011, ocupando a chefa da representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda.
Secretário Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira — Foto: Divulgação
Marcelo Oliveira é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da UFBA, com especialização em Engenharia Econômica, pela Universidade Estácio da Sá, e mestrado em Administração, pela UFBA. Eleito prefeito de Mata de São João em 2012, Marcelo foi reeleito em 2016. Na mesma cidade, atuou como secretário de Administração, Finanças e Saúde. Também foi titular da pasta de Educação por cinco anos. Oliveira, no entanto, iniciou a vida profssional como professor de Física, no Instituto Social da Bahia, na segunda metade da década de 1970.
Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) - Luiz Carlos de Souza
Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) terá Luiz Carlos de Souza à frente da pasta — Foto: Divulgação
Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) - Kiki Bispo
Kiki Bispo, Secretário Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) — Foto: Divulgação
O vereador Kiki Bispo é advogado, formado pela Ucsal. Reeleito para o terceiro mandato, Kiki é o atual vice-presidente da Câmara de Salvador, onde exerceu as funções de presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de primeiro-secretário da Casa Legislativa.
Secretaria de Mobilidade (Semob) - Fabrizzio Müller
Fabrizzio Müller será o novo Secretário de Mobilidade (Semob) — Foto: Reprodução/TV Bahia
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) - João Xavier
João Xavier, Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur) — Foto: Divulgação
João Xavier é graduado em Direito, pela Universidade Católica de Salvador. Dirigiu o Departamento das Unidades Descentralizadas do Detran Bahia. Até recentemente era o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia.
Secretário Particular - Igor Dominguez
Secretário Particular, Igor Dominguez — Foto: Divulgação
Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit) - Samuel Araújo
Secretária de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo — Foto: Divulgação
Samuel Araújo é graduado em Administração de Empresas, pela Ucsal, e mestre em Finanças Corporativas, pela Unifacs. Foi diretor-presidente da Prodeb. Presidiu a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), onde ocupou os cargos de presidente do conselho e vicepresidente executivo. Também foi diretor administrativo e fnanceiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), empresa vinculada à secretaria estadual de Indústria, Comércio e Mineração.
Secretaria de Gabinete - Alberto Pimentel
Alberto Pimentel vai assumir a Secretaria de Gabinete — Foto: Divulgação
Secretaria-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro - Luiz Galvão
Luiz Galvão, Secretária-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro — Foto: Divulgação
Luiz Galvão é administrador, com especialização em Gestão Pública, pela FGV-SP. Ele é secretário-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. Galvão já atuou como subchefe e chefe de gabinete da Prefeitura, além de ter sido o titular da pasta de Saúde.
Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) - Luciano Sandes
Luciano Sandes é formado em Engenharia Sanitária e Ambiental Urbana, pela UFBA, e tem mestrado em Engenharia Ambiental e Urbana, pela mesma instituição de ensino. Atual secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, além de diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, na Seman, ele também atuou como Superintendente de Equipamentos Urbanos na Conder.
Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) - Fábio Mota
Secretaria de Mobilidade: Fábio Mota — Foto: Divulgação
Fundação Gregório de Mattos (FGM) - Fernando Guerreiro
Fernando Guerreiro é diretor teatral, economista e radialista. Ingressou na gestão pública em 2013, como presidente da Fundação Gregório de Mattos, onde reestruturou as políticas culturais de Salvador. Em 42 anos de carreira, como encenador, dirigiu os sucessos A Bofetada, Os Cafajestes, Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia, entre outras 60 montagens. Atuou no monólogo “Revele” e apresenta, diariamente, um programa em uma rádio local.
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