Domingo, 26 de Setembro de 2021
25°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Artigos Artigos

Especialista fala sobre como se preparar para entrevistas de emprego online

Candidato deve se preparar como se fosse uma entrevista presencial

15/12/2020 às 12h53
Por: Redação
Compartilhe:
Especialista fala sobre como se preparar para entrevistas de emprego online

Em tempos de pandemia, tudo o que a gente conhece foi readaptado: festas de aniversário, a ida à escola, reuniões de trabalho, encontros com os amigos e, como não poderia faltar, as entrevistas de emprego. Para evitar a contaminação pelo coronavírus, muitas empresas passaram a fazer o processo de recrutamento 100% online, o que pode trazer algumas dúvidas para os candidatos, como a seguinte: como se preparar para uma entrevista virtual?

O gerente do UNIFACS Carreira, Kleidson Daniel, dá dicas para quem ainda não tem certeza de como se comportar: “Primeiro, o ambiente precisa ser adequado, com um fundo adequado, sem barulho e bem iluminado”. Ele explica que é importante escolher um cenário confortável, neutro, sem elementos que possam causar distrações ou uma má impressão ao entrevistador. “Um armário quebrado, uma cama desarrumada, bagunça... tudo isso pega mal”, avalia.

 

Kleidson também relembra a importância de uma boa apresentação pessoal. Assim como nas entrevistas presenciais, a imagem do candidato faz diferença no recrutamento virtual. “A pessoa precisa se preparar como se fosse encontrar o recrutador pessoalmente. Usar uma roupa que siga o dress code da empresa, por exemplo, seguindo a mesma lógica da entrevista presencial”.

 

Conversar com alguém através da tela do computador pode parecer impessoal e até mesmo frio, mas Kleidson revela que há uma forma de gerar mais empatia: “Tem que olhar para a câmera, não para a sua tela. O contato visual é a câmera – é como se ela fosse o olho”. Também é importante manter uma conversa natural, não montar um script – o recrutador poder não estar perto de você, mas ele vai perceber se você tiver escrito respostas pré-prontas e decidir dar uma espiadinha nelas durante a entrevista.

 

Por fim, é essencial ter uma boa conexão. Se perceber que a internet está instável, já se programe para usar a do celular. Além disso, Kleidson Daniel sugere que, se possível, o candidato teste o link da reunião com antecedência e entre na sala cerca de 20 minutos antes – evitar atrasos é importante tanto no mundo lá fora quanto no meio virtual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiosidades
Curiosidades
Sobre Notícias curiosas.
Salvador - BA Atualizado às 19h44 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Seg 28°C 22°C
Ter 29°C 22°C
Qua 29°C 23°C
Qui 30°C 23°C
Sex 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete