Terça, 24 de Novembro de 2020
(71) 9 9967-9844
Coronavírus Bahia

Direção do Hospital Couto Maia emite alerta após aumento de casos da Covid-19 entre funcionários: 'maior nº desde início da pandemia'

Funcionários do hospital são testados regularmente e na última terça-feira (17), 15 tiveram resultado positivo para o coronavírus.

20/11/2020 11h45
Por: David Santos Fonte: G1 Ba
Direção do Hospital Couto Maia emite alerta após aumento de casos da Covid-19 entre funcionários: 'maior nº desde início da pandemia'

O número de casos da Covid-19 aumentou entre funcionários do Hospital Couto Maia, em Salvador, uma das unidades referência no tratamento da doença em Salvador. De acordo com Ceuci Nunes, médica infectologista e diretora do hospital, na última terça-feira (17), 15 funcionários, tanto aqueles que atuam na assistência à saúde, quanto do setor administrativo, tiveram resultado positivo para a doença.

A média de casos positivados era de duas a três pessoas. Com os 15 casos desta semana, o aumento foi de 400%. De acordo com Ceuci Nunes, a unidade tem cerca de 1.400 profissionais, cada um é testado a cada quinze dias e eles já chegaram a registrar 8 casos confirmados no local, mas no dia 17 o índice preocupou a direção da unidade de saúde.

"Na terça, o resultado foi de 15 casos positivos. Fazemos uma média de 30 testagens de funcionários por dia e foi o maior número que tivemos desde o início da pandemia, não foram só profissionais diretamente ligados à assistência de saúde, foram profissionais administrativos também", detalha Ceuci Nunes.

Instituto Couto Maia, em Salvador — Foto: Carol Garcia/GovBA

Instituto Couto Maia, em Salvador — Foto: Carol Garcia/GovBA

Diante da situação, um comunicado interno foi emitido no Hospital Couto Maia com o objetivo de fazer uma alerta para os funcionários por causa desse aumento de casos da doença na unidade hospitalar.

"A gente chegou à conclusão de que as pessoas estão se descuidando mesmo dentro do hospital, quanto fora do hospital e isso é muito preocupante nesse momento que tudo indica que a gente vai ter uma número de casos maior", diz a médica.

O alerta ainda reforça para a importância do uso de equipamentos de proteção, que segundo a direção, não faltam na unidade.

"Nós temos um protocolo muito rígido. Desde o início da pandemia distribuímos diariamente todos os equipamentos de proteção individual. Então as pessoas têm que usar. Nas áreas assistenciais a máscara é a N95 e temos todos os outros EPIs, as capas, luvas. O que a gente percebe há algum tempo, mas que agora parece que está pior, é que as pessoas se descuidam em determinados momentos. No momento da comida, no momento do cafezinho, no momento de beber água. E a gente não pode fazer, porque são nesses momentos, que se você tiver portador do vírus você vai transmitir para seus colegas. A gente tem que fazer isso sozinho, em um cantinho", aconselha a médica.

Ceuci Nunes destacou o aumento no número de casos, como todo no estado, e a importância do reforço nos cuidados, além da necessidade do cidadão ter consciência de que o vírus segue ativo.

"Esse dado nosso mostra o seguinte: que o vírus está circulando muito fortemente. Na Bahia a gente sabe que a positividade do nossos exames está acima de 20%, isso significa circulação do vírus. Então se a gente não se protege, a gente vai adoecer. É um problema individual e UM problema coletivo porque aumentar de novo o número de leitos de pacientes graves é um desgaste imenso para os profissionais de saúde. Então vamos pensar em todo mundo, gente, nas pessoas da nossa família, nos profissionais de saúde", reforça.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na quinta-feira (19), o estado registrou 2.849 novos casos de Covid-19 em 24h. O número total de casos na Bahia passa de 380 mil com 8.038 mortes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 28°

31° Sensação
15 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva