Terça, 24 de Novembro de 2020
(71) 9 9967-9844
Eleições 2020 Capital

DEM e PT continuam com as maiores bancadas na Câmara de Salvador

Outras 11 siglas conquistaram uma cadeira cada: Cidadania, Democracia Cristã, PSD, PSB, PV, PMN, Solidariedade, PSC, PSOL, PSL e Avante.

17/11/2020 08h52
Por: Redação
DEM e PT continuam com as maiores bancadas na Câmara de Salvador

A nova configuração partidária da próxima legislatura (2021-2024) da Câmara de Salvador traz algumas novidades, mas mantém a liderança de dois partidos tradicionalmente rivais na Bahia. As maiores bancadas permanecerão com o Democratas, que passa de 12 para 7 vereadores, e o Partido dos Trabalhadores, que preservou suas 4 cadeiras. A queda no DEM pode ser explicada pelo fato de muitos edis terem se filiado na legenda na última janela partidária para a campanha de 2020.

Em seguida aparece o Republicanos, que também assegurou as três vagas atuais, e o Patriota que cresceu de um para três representantes. As duas legendas juntas reúnem um grande número de vereadores do campo conservador.

Os partidos MDB, PCdoB, PDT, PL, Podemos e PTB elegeram dois vereadores cada. Outras 11 siglas conquistaram uma cadeira cada: Cidadania, Democracia Cristã, PSD, PSB, PV, PMN, Solidariedade, PSC, PSOL, PSL e Avante.

Uma novidade dessa eleição foi a realização de candidaturas coletivas, apesar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) oficializar apenas o candidato que encabeça a chapa. Foi o caso da chapa Pretas por Salvador, do PSOL, que elegeu a advogada Laina Crisóstomo. O mandato coletivo Pretas por Salvador será compartilhado também por Cleide Coutinho e Gleide Davis, cada uma representando uma religião. 

Bancada feminina
A Câmara Municipal de Salvador terá um crescimento de 7 para 9 vereadoras na próxima legislatura. Foram reeleitas Ireuda Silva (Republicanos), Marta Rodrigues (PT), Cátia Rodrigues e Marcelle Moraes, ambas do DEM.

A bancada feminina será composta ainda pelas eleitas Cris Correa (PSDB), Debora Santana (Avante), Laina Crisóstomo (PSOL – Mandato Coletivo Pretas por Salvador), Maria Marighella (PT) e Roberta Caires (Patriota).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 08h51 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 28°

31° Sensação
15 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva