Domingo, 29 de Novembro de 2020
(71) 9 9967-9844
Política Bahia

Com segundo turno, Feira e Conquista viram peças valiosas para disputa em 2022 na Bahia

Vitórias apontam para 2022, quando ACM Neto pode enfrentar Jaques Wagner pelo Governo do Estado

17/11/2020 08h39
Por: Redação
Com segundo turno, Feira e Conquista viram peças valiosas para disputa em 2022 na Bahia

Os grupos políticos de Rui Costa (PT) e ACM Neto (DEM) conseguiram vitórias importantes na Bahia na eleição deste domingo (15) e ganharam força para o próximo pleito, em 2022, para Governo do Estado. Nas 9 maiores cidades da Bahia onde a eleição foi decidida ontem, o grupo político de ACM Neto venceu em cinco. O DEM levou em quatro: Salvador, com Bruno Reis, Camaçari, com Elinaldo, Teixeira de Freitas, com Marcelo Bilatardo, e Barreiras, com Zito Barbosa.

Aliados levaram mais uma: Suzana Ramos (PSDB), em Juazeiro. Já o grupo do PT de Rui Costa e Jaques Wagner conseguiu em Lauro de Freitas, com Moema Gramacho, Itabuna (Augusto Castro, do PSD), Ilhéus (Marão, do PSD), e Jequié, com Zé Cocá, do PP, mas que tinha o apoio do governador. Com o equilíbrio de forças políticas nas maiores cidades baianas, as atenções se voltam agora para Feira de Santana e Vitória da Conquista. Nas duas, haverá segundo turno e ele será disputado por aliados de Neto e Rui.

Em Feira de Santana, o atual prefeito Colbert Martins (MDB) tem o apoio de Zé Ronaldo (DEM) e enfrenta Zé Neto (PT), que surpreendeu a todos ao conseguir o primeiro lugar no pleito municipal. Segundo maior colégio eleitoral do Estado, a cidade é importante para planos políticos futuros.

Em Vitória da Conquista, novamente o PT na liderança e no segundo turno, desta vez com Zé Raimundo, que também enfrenta um adversário do MDB e aliado de ACM Neto, Hérzem Gusmão.

Juntas, as cinco maiores cidades onde o grupo de ACM Neto venceu somam cerca de 3 milhões e meio de habitantes. As quatro maiores cidades com vitória do grupo de Rui possuem 820 mil pessoas.O número é relevante quando o futuro político da Bahia está em jogo. Em 2022, ACM Neto deve ser candidato a governador e pode enfrentar Jaques Wagner, ex-governador e atualmente senador.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 04h19 - Fonte: Climatempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 28°

29° Sensação
19 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva