Sábado, 31 de Outubro de 2020
(71) 9 9967-9844
Eleições 2020 Eleições 2020

Rui critica pesquisa Ibope que mostra Bruno Reis em vantagem: ‘sempre errou’

Governador minimizou resultado afirmando que gosta 'tanto de vencer eleição quanto vencer os instituitos de pesquisa'

06/10/2020 10h46
Por: Redação
Rui critica pesquisa Ibope que mostra Bruno Reis em vantagem: ‘sempre errou’

O governador Rui Costa (PT) criticou nesta terça-feira (6) a pesquisa eleitoral divulgada na noite de segunda-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) com os prefeituráveis de Salvador, onde mostra o candidato Bruno Reis (DEM) com 42% das intenções de voto. Para o petista, a pesquisa feita por telefone não tem confiabilidade suficiente em relação as realizadas em eleições anteriores, de forma presencial. A declaração foi dada durante a entrega da obra de contenção de encosta realizada na Rua do Voltz, no bairro da Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário.

“Todos conhecem a minha posição sobre pesquisa. Eu gosto tanto de vencer eleição quanto vencer os instituitos de pesquisa, que comigo sempre erraram. Na Bahia, o Ibope, em particular, tem uma tradição de errar muito. Se ele errava quando fazia pesquisa presencial, imagina agora por telefone. É uma amostra muito menor do que eles sempre fizeram, com 600 questionários, eu vi ontem, e feita por telefone. Eu, se já não acredito em pesquisa, muito menos feita por telefone, que a pessoa não sabe quem está do outro lado respondendo”, disse o governador.

Rui disse ainda que o formato da pesquisa gera dúvidas para os eleitores, pois não aborda todos os tipos possíveis de eleitores da cidade, como pessoas que não possuem telefone residencial ou celular.

“Uma pesquisa para ter perfil científico, ela precisa entrevistar tantos com 24 anos, de renda diferentes, masculino e feminino, precisa estratificar estatisticamente essa pesquisa. Pessoas que não têm telefone em casa, ficam invisíveis nessas pesquisas. Além de você ter uma parte da população mais pobre que fique invísivel, você nao tem uma segurança de quem está ali do outro lado da linha é a senhora acima de 60 anos ou a neta dela de 20 que está respondendo. Portanto, isso não dá confiabilidade, na minha opinião, a pesquisa por telefone. Se a pesquisa presencial já é crítica, a por telfone é pior ainda”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 00h36 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

28° Sensação
20 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas