Sábado, 31 de Outubro de 2020
(71) 9 9967-9844
Saúde Artigos

Problemas de saúde mental disparam em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil

Pesquisa apontou que os casos de depressão quase dobraram, e que patologias como ansiedade e estresse sofreram aumento de 80%.

21/09/2020 01h07 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Problemas de saúde mental disparam em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças radicais na vida das pessoas, como aderir ao isolamento social, mudar o regime do trabalho, paralisar rotinas escolares ou de lazer, tudo como estratégia para conter o contágio do vírus que já matou quase 1 milhão de pessoas no mundo. As medidas são importantes para proteger o corpo, mas podem favorecer o surgimento ou agravamento de transtornos de saúde mental, como ansiedade, estresse e depressão.

“Mesmo sendo uma medida de segurança, quando o indivíduo começa a se isolar de pessoas ou grupos de forma constante ou é forçado a isso, pode, sim, acontecer de desenvolver transtornos mentais, pois é passível que haja uma impressão de punição pelo momento”, explica a psicóloga e psicanalista, Adrielle Lordelo.

O alerta feito pela psicóloga é respaldado por um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo o levantamento feito pela instituição, foi registrado um aumento preocupante no número de distúrbios de saúde mental nos primeiros meses de pandemia. A pesquisa foi aplicada por meio de questionário on-line entre março e abril, com 1.460 participantes de 23 estados brasileiros.

A análise detalhou que os casos de depressão quase dobraram entre março e abril, indo de 4,2% a 8%. Os números referentes às pessoas estressadas pularam de 6,9% para 9,7%, enquanto os relatos de ansiedade evoluíram de 8,7% para 14,9%. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a média percentual padrão das doenças na população humana é 3,9% para depressão, 8,5% para estresse e 7,9% para ansiedade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Saúde & Bem-estar
Sobre Saúde & Bem-estar
Tudo sobre saúde.
Salvador - BA
Atualizado às 00h57 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

28° Sensação
20 km/h Vento
84% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (01/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Segunda (02/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Mais lidas