Quinta, 24 de Setembro de 2020
(71) 9 9967-9844
Justiça Bahia

Operação contra fraudes e lavagem de dinheiro na Vara da Família de Salvador prende 3 pessoas e cumpre 11 mandados de busca

Advogados, servidor e particular são investigados por corrupção ativa e passiva, estelionato, uso de documento falso e alteração de dados no sistema.

11/09/2020 06h38
Por: David Santos Fonte: G1 Bahia
Operação contra fraudes e lavagem de dinheiro na Vara da Família de Salvador prende 3 pessoas e cumpre 11 mandados de busca

Três pessoas foram presas e 11 mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (10), durante uma operação que investiga fraudes identificadas em processos judiciais em trâmite no âmbito da 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes de Salvador. Os mandados foram cumpridos na capital baiana e em Lauro de Freitas, que fica na região metropolitana.

A operação é do Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), e foi batizada de "Inventário".

Os suspeitos de formar a quadrilha são cinco advogados, um servidor público e um vendedor responsável por falsificação de documentos. Não foi divulgado, entretanto, como as fraudes eram feitas.

A partir da investigação, o MP-BA apurou indícios de lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, estelionato, fraude processual, uso de documento falso e alteração de dados no sistema.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) informou que o caso segue em segredo de justiça, que "o Poder Judiciário do Estado da Bahia não se manifesta sobre decisões prolatadas em processos judiciais".

Os três presos são os advogados João Carlos Santos Novaes e Marco Aurélio Fortuna Dórea, além do servidor público do Estado, Carlos Alberto Almeida de Aragão. As apreensões foram feitas nas casas e escritórios de advocacia deles e de outros quatro homens – sendo três deles também advogados.

A defesa de João Carlos Novaes informou que em nenhum momento ele fabricou, alterou ou produziu documentação para tentar fraudar qualquer tipo de ação. Disse ainda que tudo foi informado à Polícia Federal que será enviado à Justiça para que a situação seja explicada.

Até a última atualização desta reportagem, o G1 não tinha conseguido contato com a defesa dos outros dois presos.

A operação teve apoio da Polícia Federal, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 15h36 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 30°

25° Sensação
26 km/h Vento
79% Umidade do ar
60% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Sábado (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva