Quarta, 05 de Agosto de 2020
(71) 9 9967-9844
Bahia Salvador

Neto não vai remover pacientes do Hospital Salvador: “Não vou tirar quem está intubado”

O prefeito também destacou a importância do Hospital Salvador para redução da ocupação nos leitos de UTI na capital baiana e o início da fase 2 de retomada da economia.

24/07/2020 10h57
Por: David Santos Fonte: Bahia Noticias
Neto não vai remover pacientes do Hospital Salvador: “Não vou tirar quem está intubado”

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou nesta sexta-feira (24) que não tem como remover pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI do Hospital Salvador. Na noite de quinta (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que o local não fosse usado para instalação de leitos exclusivos para tratar contaminados com a doença. O ministro atendeu pedido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que argumenta que a criação de unidades de Covid-19 pode provocar onda de infecção na Maternidade Climério Oliveira, instalada no hospital, administrada pela instituição.

Em entrevista coletiva, Neto disse que a prefeitura não vai mais encaminhar pacientes para o local, em cumprimento ao decidido por Toffoli, mas ponderou que não há possibilidade de retirar quem está internado em UTI, com quadro grave da Covid-19. “Os leitos instalados no Hospital já estão ocupados. Eu não tenho como tirar um paciente que está intubado, em uma UTI, isso não é possível. Quando a prefeitura tomar conhecimento da decisão, quando nós formos notificados, deixaremos de encaminhar novos pacientes”, destacou o prefeito. Após conseguir autorização do Tribunal Regional Federal (TRF), a gestão municipal instalou 10 leitos de UTI no Hospital Salvador - a decisão, no entanto, foi derrubada pelo presidente do STF. Neto informou também que a Procuradoria-Geral do Município vai recorrer no Supremo. 

“Nesse caso da decisão do presidente Dias Toffoli, assim como fizemos em primeira e segunda instâncias, vamos recorrer ao próprio Supremo. Tenho certeza que o ministro tomou a decisão com base nos argumentos apenas da universidade federal. Vamos apresentar nossos argumentos e tenho esperança de que ela seja revertida”, declarou.

O prefeito também destacou a importância do Hospital Salvador para redução da ocupação nos leitos de UTI na capital baiana e o início da fase 2 de retomada da economia. “Nós poderemos colocar nos próximos dias mais 14 leitos de UTI. A taxa de ocupação de leitos em Salvador chegou a 72% nesta manhã. O Hospital Salvador é vital porque, com o funcionamento dele, vamos manter essa taxa e, com os 14 leitos que vamos incorporar, podemos chegar mais rápido aos 70% de ocupação, para ativar a segunda fase do nosso plano de retomada”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 18h39 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 27°

25° Sensação
17 km/h Vento
79% Umidade do ar
80% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva