Sexta, 03 de Julho de 2020
(71) 9 9967-9844
Justiça Bahia

MP-BA abre inquérito para apurar compra de respiradores pela prefeitura de Salvador

O processo foi aberto após o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) concluir que o ventilador Monnal T50, adquirido pela prefeitura, não é recomendado no atendimento de casos graves da Covid-19

26/06/2020 13h17
Por: David Santos Fonte: Bahia Noticias
MP-BA abre inquérito para apurar compra de respiradores pela prefeitura de Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito civil para investigar possíveis danos aos cofres públicos de Salvador na compra de 50 respiradores sem licitação.

O processo foi aberto após o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) concluir que o ventilador Monnal T50, adquirido pela prefeitura, não é recomendado no atendimento de casos graves da Covid-19. 

A compra dos ventiladores pulmonares foi feita com a empresa Air Liquide Brasil Ltda. no valor de R$ 2,95 milhões e, segundo o MP, a Secretaria Municipal de Saúde não emitiu parecer técnico sobre o uso dos equipamentos não recomendados para os pacientes graves de coronavírus. 

Questionada sobre o inquérito a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador emitiu nota informando que todas as contratações e compras são coordenadas e acompanhadas por responsáveis técnicos, seguindo rigoroso controle de qualidade. 

“Com isso são asseguradas além de aquisições mais vantajosas à SMS, prioritariamente, a assistência e segurança do paciente. Portanto, a SMS reafirma que os ventiladores estão utilizados conforme as especificações técnicas e normativas do processo para os fins a que se destinam: salvar vidas”, disse a pasta, em nota. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 17h39 - Fonte: Climatempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 28°

28° Sensação
17 km/h Vento
79% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva
Domingo (05/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva