Segunda, 25 de Maio de 2020
(71) 9 9967-9844
Governo Brasil

Governo só entregou 11% dos 46 milhões de testes prometidos

Ministério da Saúde também não informou um cronograma para distribuição do material

06/05/2020 10h37
Por: Redação
Governo só entregou 11% dos 46 milhões de testes prometidos

O Ministério da Saúde só entregou até agora 5,1 milhões de testes dos 46 milhões anunciados. A quantidade representa apenas 11% do total prometido pela pasta.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o número do material fornecido inclui 1,6 milhões de testes que usam a técnica de RT-PCR, que verifica o material genético, e cerca de 3,5 milhões de testes rápidos, que verificam a presença de anticorpos, doados por empresas privadas.

Os dados foram divulgados por técnicos da pasta na terça-feira (5).

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, dos 46 milhões de testes, 24,6 milhões “já estão sendo adquiridos, ou foram uma parte já recebidos; ou seja, já estão pagos ou entregues”.

“Com os 24 milhões [de testes], testaremos 12% da população brasileira. É muito maior do que muitos países estão fazendo”, afirmou, de acordo com a Folha.

Ele não informou, porém, o cronograma de entrega e a previsão dos demais.

A declaração ocorre em meio a críticas pela baixa oferta de testes no país, em geral restrito a casos graves.

“A produção e a entrega não são dos 46 milhões de testes ao mesmo tempo”, disse Oliveira. “Tem uma grade de distribuição planejada”.

Segundo o secretário, a previsão é que a Fiocruz entregue 3,6 milhões de testes até maio. Até setembro, o volume fornecido pela fundação deve chegar a 11 milhões.

Apesar da intenção de ampliar a testagem, o ministro da Saúde, Nelson Teich, já frisou que a oferta não será para todos. A previsão é que, além dos casos hoje indicados, seja feita a testagem de parte da população de modo a ter uma amostra da situação do país. As mudanças devem ser divulgadas nesta quarta (6).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 01h24 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 30°

33° Sensação
8.4 km/h Vento
74.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quarta (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva