Domingo, 24 de Maio de 2020
(71) 9 9967-9844
Artigos Saúde

Proteção contra o coronavírus? Veja formas de fortalecer o sistema imunológico

A farmacêutica Edza Brasil, sócia-fundadora da Singular Pharma, aponta que “o uso da suplementação alimentar é importante para o fortalecimento do organismo.

16/03/2020 21h34
Por: Redação
Proteção contra o coronavírus? Veja formas de fortalecer o sistema imunológico

O Covid-19 tem deixado em alerta as pessoas em todo o mundo. Alguns cuidados básicos podem ajudar nesse momento, como a higienização correta das mãos com água e sabão e álcool gel 70%. Uma outra importante forma de se prevenir é através do fortalecimento do sistema imunológico, uma espécie de ‘exército’ pronto para defender o corpo de ameaças como o Coronavírus. 

 

A farmacêutica Edza Brasil, sócia-fundadora da Singular Pharma, aponta que “o uso da suplementação alimentar é importante para o fortalecimento do organismo. Além disso, é preciso investir em uma alimentação adequada e equilibrada”. Já a médica imunologista Carla Ferner listou as principais formas de fortalecer nossas defesas, que também inclui uma boa noite de sono. 

  

O que pode prejudicar o sistema imunológico  

“Um estilo de vida inadequado faz com que o sistema imunológico trabalhe em demasia, esgote e acabe funcionando de maneira ineficiente”, declara a especialista em prevenção, longevidade e performance física. Ela cita que itens como estresse físico ou mental, sedentarismo ou excesso de exercício físico e alimentação inadequada, rica em alimentos pró inflamatórios e pobre em alimentos saudáveis, são os principais fatores que contribuem para prejudicar o sistema imunológico. Além disso, o sono tem um importante papel, ao atuar como reparador. 

   

Como fortalecer, então?  

O sistema imunológico depende de muitas variáveis, como a alimentação, a qualidade do ar respirado, o que é absorvido pela pele, a intensidade do exercício físico realizado e até mesmo os pensamentos. Por isso é importante se perguntar coisas como “Quantas horas eu dormi hoje?”, “Meu sono foi reparador?”, “Acordei disposto?”, “Quais são os tipos de pensamentos que estão circulando em minha cabeça?”. A partir dessas respostas, será possível avaliar quais as ações precisam ser tomadas. 

  

Se alimentando bem  

Esse é o primeiro passo para manter um sistema imune bem preparado. “De preferências com alimentos orgânicos e com boa diversidade, incluindo frutas, verduras, legumes e peixes, ricos em Ômega 3”, relata Dra. Carla. Entre os alimentos que podem ser incluídos no cardápio estão gengibre, frutas cítricas e vermelhas, alho, cúrcuma e folhas de cor verde escuro. 

 

Hora dos suplementos  

A saúde imunológica pode ser melhorada com o equilíbrio das vitaminas e minerais e é nesse momento que os suplementos entram como aliados da alimentação. Não podem faltar itens como vitaminas C e D, minerais como o zinco e o magnésio, a glutamina e o própolis verde. Além disso, a médica explica sobre a importância de investir na saúde intestinal com fibras, probióticos e glutamina. “Cerca de 70% de todas as células imunes estão ligadas ao trato gastrointestinal e isso confere a esse órgão a condição de modular as respostas vindas de agentes agressores. Por isso é essencial a colonização da microbiota intestinal com bactérias saudáveis”, conclui Ferner. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Saúde & Bem-estar
Sobre o Saúde & Bem-estar
Tudo sobre saúde.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (25/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (26/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °