Sábado, 25 de Setembro de 2021
25°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Carnaval 2020 Carnaval 2020

Trabalho de inteligência policial no Carnaval de Salvador contou com tecnologia

Policiais infiltrados estiveram diretamente conectados com equipes de monitoramento, instaladas na Coordenação Operacional do Carnaval (COC), na sede da PC

26/02/2020 às 01h30
Por: Redação
Compartilhe:
Trabalho de inteligência policial no Carnaval de Salvador contou com tecnologia

A Polícia Civil montou um esquema de monitoramento, nos principais circuitos do Carnaval, que otimizou o tempo de ação das equipes em campo. Utilizando a tecnologia para agilizar o trabalho de inteligência, as informações coletadas pelos policiais, atuando como observadores, foram disponibilizadas rapidamente paras as equipes padronizadas, responsáveis pelas abordagens.

O delegado-geral, Bernardino Brito Filho, explica o funcionamento da Coordenação Operacional do Carnaval (COC), instalada no edifício-sede da Instituição, na Piedade. "Três salas do Departamento de Inteligência Policial (DIP) estão equipadas com computadores interligados diretamente aos delegados e investigadores espalhados nos dois principais circuitos. Assim, foi possível direcionar o efetivo para pontos estratégicos", salientou.

Um dos responsáveis pelo COC, o diretor do Departamento de Inteligência Policial (DIP), delegado José Eduardo, informou que monitores treinados assessoraram os policiais nas ruas, filtrando as informações coletadas em campo, com foco em crimes contra o patrimônio (furtos e roubos). "Um localizador instalado nos celulares nos deu o posicionamento de cada equipe, permitindo maior agilidade nos deslocamentos", reforçou o delegado.

 

Inteligência

Outra ferramenta utilizada pela Polícia Civil, no Carnaval 2020, foi o Diário de Inteligência, documento elaborado durante folia pela COC e apresentado aos gestores de cada departamento da Instituição, envolvidos diretamente na festa.

O Diário trouxe dados importantes para o planejamento das ações de segurança, como as principais ocorrências registradas no dia anterior e locais considerados pontos focais da atuação de criminosos. "Esse mapeamento nos deu um panorama da festa e tornará a atuação mais eficaz", explicou o diretor do DIP.

Outra novidade foi o Relatório de Investigação que previu uma varredura para identificar a possível atuação de um criminoso preso, em outros pontos da festa. "Trabalhamos de forma integrada com todos os departamentos da PC, e seu efetivo distribuído nos 34 postos policiais, além das demais forças de segurança que garantiu uma festa de paz para o cidadão", comentou Bernardino Brito Filho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 03h11 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Dom 27°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Ter 28°C 22°C
Qua 28°C 23°C
Qui 27°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete