24°C 25°C
Salvador, BA
Publicidade

Companhia pública de dança lança edital para mais uma edição do BTCA Intercâmbio

Iniciativa busca selecionar cursos destinados a profissionais da dança; inscrições abrem no dia 13 de junho e são válidas para propostas oriundas d...

09/06/2025 às 14h22 Atualizada em 10/06/2025 às 00h03
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Lucas Malkut / Ascom Funceb
Foto: Lucas Malkut / Ascom Funceb

Iniciativa busca selecionar cursos destinados a profissionais da dança; inscrições abrem no dia 13 de junho e são válidas para propostas oriundas de todo o Brasil

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Balé Teatro Castro Alves abre convocatória pública para seleção de propostas ao "BTCA Intercâmbio", iniciativa que tem como objetivo a promoção de atividades, cursos e intercâmbios voltados ao desenvolvimento técnico e criativo em dança apresentado por agentes da área de todo o Brasil. As inscrições têm início no dia 13 de junho e seguem até o dia 13 de julho através de formulário on-line, que será aberto nesta sexta-feira (13).

O edital, destinado a propostas oriundas da Bahia e de outros estados do país, prevê a seleção de seis cursos de capacitação e qualificação para serem realizados com o BTCA no município de Salvador ao longo de um mês, em dias alternados, conforme cronograma pré-estabelecido. As atividades têm previsão de realização entre agosto e dezembro de 2025.

Cada curso terá carga horária de 6 horas semanais, totalizando 24 horas no mês, com o objetivo de proporcionar um intercâmbio de técnicas, estilos e metodologias. As propostas também deverão contribuir para o desenvolvimento de uma linha pedagógica e artística que reflita inovação e singularidade no ensino da dança contemporânea, além de promover a troca de conhecimentos com a companhia.

As atividades serão abertas à comunidade, direcionadas a bailarinos com experiência, com o objetivo de fortalecer não apenas os integrantes da companhia estatal, mas também outros artistas da dança interessados.

Os cursos deverão ter uma estrutura de 12 encontros, de 2 horas cada, nas diversas modalidades de dança: balé clássico, balé contemporâneo, dança moderna, hip hop, break dance, krump, voguing, danças populares, danças tradicionais, danças afro-brasileiras, africanas, dança e musicalidade, dança-teatro, entre outras. As propostas serão avaliadas por uma comissão especializada, que levará em conta a originalidade, a relevância e o impacto artístico dos cursos, garantindo uma seleção diversa que contemple diferentes estilos e estéticas.

BTCA Intercâmbio- Comprometido com o aperfeiçoamento artístico e a valorização da dança, o Balé Teatro Castro Alves implementa uma política de dinamização artística e cultural para promoção de atividades abertas e intercâmbios de cooperação por meio de cursos de qualificação voltados ao desenvolvimento técnico e criativo em dança. A iniciativa visa não apenas a manutenção da qualidade artística da companhia pública de dança do Estado, mas também a ampliação das modalidades de formação ofertadas e o enriquecimento do repertório de movimentos e linguagens da companhia.

Balé Teatro Castro Alves (TCA) -Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). O BTCA é a primeira companhia pública de dança do Norte-Nordeste e a quinta companhia de dança no Brasil. Referência na dança moderna e contemporânea, o Balé reúne em seu portfólio mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.

Fonte: Ascom/TCA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.