Foi muito positiva a participação da representação de Ipiaú no Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e no VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (FDMCB),ocorridos nos dias 15 e 16 de maio, no Centro de Convenções de Feira de Santana.
Nesse duplo evento promovido Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba), o Secretário de Cultura de Ipiaú, Caio Braga, e a Diretora Municipal de Cultura, Roberta Arruda, com apoio da prefeita Laryssa Dias, tiveram participação ativa nas discussões, apresentaram propostas, debateram diretrizes, colheram informações que embasarão realizações futuras e articularam no processo de escolha das comissões.
Foto: Divulgação/ Lucas Rosário
Outra boa noticia é a confirmação do município de Ipiaú no Ciclo 02 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei n.º 14.399, de 08 de julho de 2022, com o objetivo de fomentar a cultura nacional. Para receber os recursos nos próximos quatro anos, o ente federativo deve ter executado até o dia 1º de julho de 2025, no mínimo, 60% dos recursos recebidos no ciclo anterior.
O secretário Caio Braga e a diretora Roberta Arruda, mostraram que Ipiaú cumpriu 85% dos repasses, além das execuções finais. Com isso Ipiaú figurou entre os destaques das analises positivas do Ministério da cultura em relação ao assunto.
Foto: Divulgação/ Lucas Rosário
Os gestores também participaram de uma programação voltada à escuta ativa, ao intercâmbio de experiências entre os municípios e ao debate de diretrizes estaduais e nacionais para o setor. O foco foi a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura e o alinhamento com os novos marcos legais da política cultural brasileira.
Além de mesas de debate, rodas de conversa e escutas territoriais, o encontro marcou o lançamento da cartilha "Cultura em Desenvolvimento", uma publicação voltada a apoiar a atuação de gestoras e gestores culturais dos 417 municípios baianos, com orientações jurídicas, marcos legais e diretrizes práticas.
O Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia contou com mais de 400 participantes e representantes de quase 300 municípios dos 27 Territórios de Identidade Cultural da Bahia e consolidou-se como um marco no fortalecimento da política cultural em nível municipal.
José Américo Castro
Mín. 24° Máx. 25°