A retomada dos voos Salvador x Paris, no bojo de inúmeras iniciativas econômicas e culturais cria um ambiente de relações favoráveis nunca antes estabelecidas entre a Bahia e a França. Reiniciado com uma frequência semanal de três voos, a Air France recentemente anunciou a ampliação para 5 frequências semanais a ligação direta entre Salvador e Paris.
Esse é o grande facilitador para restabelecer iniciativas de intercâmbios culturais e uma grande alavancagem nas relações comerciais numa intensidade nunca antes vivida entre o Estado da Bahia e a França, principalmente entre as cidades de Salvador e Paris. Nesta linha de ação, foi instalada no último Sábado pelas autoridades francesas a ANTENA Salvador da CCIFB-Câmara de Comércio Brasil França, no Centro de Convenções de Salvador.
Participaram do evento Pedro Augusto Gouvêa Vieira, Presidente Nacional da Câmara de Comércio França x Brasil, CCIFB e Ludovic Moullin, Diretor da GL Events para o Nordeste, que assumiu a representação da ANTENA Salvador da CCIFB. Presentes também no evento o Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, o Cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas e o Cônsul Honorário da França em Salvador, o professor universitário francês e profissional da Odontilogia, radicado na Bahia há 23 anos Bernard Greck. Bernard assumiu o Consulado em maio de 2024 implantando uma nova dinâmica nas relações e buscando interagir com todas as autoridades na direção de estreitar a cada dia as relações da França com a Bahia e esteve em visita na Tribuna da Bahia durante a semana para divulgação do evento, acompanhado do advogado Flávio Bernardo.
As relações Brasil x França começaram a se estreitar na gestão do ex-presidente Nicolas Sarkozy, casado com Carla Bruni que chegou a passar férias em praia da Bahia. O Brasil adquiriu a tecnologia do projeto Scorpene francês para a construção de submarinos de propulsão nuclear. Na gestão do presidente Emmanuel Macron, as relações se estreitaram ainda mais, inclusive com a possibilidade de uma visita à Bahia acompanhado do Presidente Lula um pouco antes da COP 30.
Mín. 24° Máx. 25°