O Governo Federal recebeu 35.119 propostas de 5.537 municípios brasileiros para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, iniciativa que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com foco em projetos municipais e estaduais voltados à infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento urbano. A Bahia apresentou 3.241 propostas, sendo o quarto estado com maior número de inscrições.
A iniciativa prevê investimento de R$ 49,2 bilhões em 19 modalidades de empreendimentos, distribuídas em quatro eixos temáticos: Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura Social e Inclusiva e Cidades Sustentáveis e Resilientes.
Das 3.241 propostas enviadas pela Bahia, a maior parte foi elaborada pelas prefeituras municipais. A gestão estadual inscreveu 29 projetos, a Companhia de Saneamento apresentou 40 iniciativas, e consórcios intermunicipais contribuíram com 2 propostas. Todos os 417 municípios baianos participaram da seleção, o que representa adesão integral do estado ao programa federal.
A capital Salvador lidera o ranking estadual, com 20 propostas inscritas. Em seguida, estão os municípios de Camaçari (16), Bom Jesus da Lapa (12), Ilhéus (12) e Feira de Santana (11). Esse agrupamento revela a concentração de projetos nas cidades com maior estrutura administrativa e capacidade técnica para elaboração de propostas.
Mín. 26° Máx. 28°