O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, do lançamento do programa federal Periferia Viva. A iniciativa busca a urbanização de favelas e tem como foco quatro eixos: infraestrutura urbana, equipamentos sociais, fortalecimento comunitário e inovação. Cerca de R$ 7 bilhões serão investidos no projeto que conta com a prevenção de desastres em encostas, melhorias habitacionais e regularização fundiária.
Uma das medidas anunciadas foi um convênio envolvendo a Unops, o Ministério das Cidades e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O acordo permitirá o financiamento de 120 Planos Municipais de Redução de Risco (PMRR).
Também foram anunciadas outras ações, como o Projeto CEP para Todos, que envolve um convênio entre o Ministério das Cidades e o Ministério das Comunicações com os Correios para assegurar CEP e serviços postais para moradores de favelas do Brasil. O intuito é que todas as moradias em favelas tenham CEP até 2026.
Mín. 23° Máx. 28°