Deslizamentos de terra, desabamentos e alagamentos: a chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.
Este é o novembro mais chuvoso desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com o temporal, foram registrados deslizamentos de terra em encostas nos bairros periféricos vizinhos de Saramandaia e Pernambués. Até 12h45 desta quarta, havia registros de um morto e quatro feridos nestes deslizamentos.
Os bombeiros ainda não especificaram a área exata dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.
A vítima que morreu no deslizamento foi identificada apenas como Júnior e tem 23 anos. Ele estava sozinho dentro de casa quando o imóvel foi levado pela terra.
As quatro pessoas soterradas estavam em outro imóvel. Entre elas, está uma criança de 6 anos que foi resgatada com vida por volta de 12h30. Ela foi entubada e levada para o Hospital do Subúrbio de helicóptero.
Uma segunda pessoa, uma mulher chamada Diane, que não teve a idade divulgada, também foi resgatada e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo o coordenador geral do Samu, Ivan Paiva, ela está consciente.
Segundo vizinhos, a terceira vítima é um adolescente de 14 anos, chamado Paulo. Por volta de 13h30, ele ainda não havia sido retirado do local, mas mantém contato com os bombeiros.
Segundo as informações apuradas pelos repórteres da TV Bahia no local, a quarta vítima é um jovem de 18 anos, que ainda não foi localizado.
Ainda nesta quarta, por volta de 10h, o Inmet emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.
Como a chuva segue intensa, há risco de desabamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Por causa disso, as sirenes de 14 localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um local seguro.
Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma academia. O local estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Além disso, pontos de alagamento estão sendo registrados em várias localidades da cidade.
Mín. 23° Máx. 28°