É comum ver pessoas usando brincos, piercings e alargadores na orelha no dia a dia. Contudo, esses acessórios, além de adicionarem um toque de estilo ao visual, podem ser responsáveis por deformidades no lóbulo das orelhas, como rasgos e alagamentos. De acordo com o otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia e cirurgia da face, Gabriel Bijos, isso ocorre porque essa região é muito sensível e fina - formada apenas por pele e gordura.
“Uma das principais razões para o surgimento de rasgos nas orelhas é o uso contínuo de brincos e apetrechos grandes e pesados. Com o tempo, esses acessórios podem forçar os lóbulos, causando fissuras que, em casos mais graves, podem levar à completa separação da área”, explica Gabriel.
Quando os lóbulos sofrem alguma deformidade, os pacientes podem recorrer a uma cirurgia plástica corretiva: a lobuloplastia. “É um procedimento simples feito no consultório. Consiste basicamente em anestesia local para que o paciente não sinta dor. Em seguida ocorre a remoção das bordas internas da orelha, que posteriormente cicatriza com a ajuda dos pontos”, esclarece o cirurgião da face.
O pós-operatório também é tranquilo, afirma o médico. De acordo com ele, o paciente já pode voltar às atividades normais no dia seguinte, seguindo as recomendações do profissional que realizou o procedimento. “A remoção dos pontos é realizada em mais ou menos 10 dias e depois de três meses, se o paciente desejar, poderá realizar um novo furo na orelha e voltar a usar os acessórios. Após a cirurgia, a região pode ficar um pouco dolorida e inchada, mas é um incômodo passageiro.
Mín. 23° Máx. 28°