Quarta, 01 de Dezembro de 2021
28°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Tecnologia Tecnologia

Fim do WhatsApp? Google desenvolve novo rival de peso

Objetivo do programa é substituir o sistema de SMS

21/04/2018 às 15h15
Por: Redação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O mundo das mensagens instantâneas é dominado por aplicativos como o WhatsApp, Telegram e Messenger. Agora, o Google planeja entrar com tudo nesse meio, ao desenvolver um sistema com o objetivo de substituir o SMS no sistema Android.

É verdade que esta não é a primeira investida da gigante tecnológica para competir neste mercado. O site 'Olhar Digital' lembra que o Google tentou emplacar o Allo, mas o programa não caiu nas graças do público.

A nova investida quer utilizar a tecnologia Rich Communication Services (RCS) - ou seja, uma versão mais "atual" das mensagens SMS. Será possível enviar conteúdo multimídia, emojis e outros recursos que já fazem parte de mensageiros. A reportagem diz que a plataforma ficará disponível no Android Mensagens. A novidade do RCS é que a mensagem enviada irá consumir o plano de dados, e não o pacote de mensagens. Se o contato não tiver o mesmo sistema, a mensagem será lida como uma SMS convencional.

O sucesso do RCS está principalmente nas mãos das operadoras telefônicas. Mas parece que o Google já está se adiantando e fechou parcerias com 55 operadoras pelo mundo para poder usar a tecnologia. Será que desta vez o "WhatsApp" terá um concorrente à altura?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.