Domingo, 17 de Maio de 2026 03:37
73 999466423
Amazônia Brasil

Amazônia: alertas de desmatamento registram o 2º pior novembro da série

Os dados deste ano só ficaram atrás da marca de 2019, quando o índice chegou a 562 km²

09/12/2022 09h15 Atualizada há 3 anos
Por:
Foto: Reprodução/Funai
Foto: Reprodução/Funai

A Amazônia Legal registrou, em novembro deste ano, o segundo pior patamar do acúmulo de desmatamento para o mês, de 554km², na série histórica do Deter, que começou em 2015, conforme dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (9).

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Os alertas foram realizados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

Os dados deste ano só ficaram atrás da marca de 2019, quando o índice chegou a 562 km².

“O que vemos na Amazônia é resultado de um plano de destruição implementado pelo atual governo. Bolsonaro deixará uma herança nefasta para o Brasil, e deve ser responsabilizado legalmente por toda a destruição que causou”, disse Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.