Quinta, 19 de Maio de 2022
27°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Brasil Brasil

Brasil pode produzir 10 milhões de autotestes; laboratórios aguardam definição da Anvisa

Adiamento da definição frustrou o setor

20/01/2022 às 16h53
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Laboratórios brasileiros têm capacidade instalada para entregar cerca de 10 milhões de autotestes no curto prazo — mas o adiamento da definição da Anvisa de liberar a venda no Brasil pode fazer com que os testes não cheguem a tempo do Carnaval. A informação foi divulgada pela coluna Capital do jornal O Globo.

O setor privado estima uma demanda de 15 milhões de autotestes este ano — demanda que seria suprida pela produção local e também por importados. Isso se União, Estados e Municípios não fizerem encomendas. 

Nos EUA e diversos países da Europa, o autoteste tem sido distribuído gratuitamente para a população. Só o governo de Joe Biden encomendou 1 bilhão de unidades de autotestes.  

O Brasil tem pelo menos 5 laboratórios com capacidade para produzir localmente o autoteste.

"A deliberação da Anvisa de adiar uma definição sobre o autoteste gerou grande frustração. O setor lamenta não ter acesso aos requisitos sanitários que serão solicitados para o registro dos testes, pois seria essencial para as empresas darem entrada nos processos quando houver a autorização", disse Carlos Eduardo Gouvêa à coluna, presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), que representa os fabricantes e importadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.