Quarta, 18 de Maio de 2022
27°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Ecologia Salvador

Estação sustentável Braskem recicla será montada no Comércio em dezembro

Estrutura, patrocinada pela Braskem, oferecerá experiência interativa sobre reciclagem e pós-consumo e será ponto de coleta de resíduos

05/12/2021 às 23h08 Atualizada em 05/12/2021 às 23h14
Por: Redação
Compartilhe:
Estação sustentável Braskem recicla será montada no Comércio em dezembro

Uma estação sustentável será instalada no bairro do Comércio, região com grande circulação de pessoas e que é porta de entrada de turistas que chegam de cruzeiro em Salvador. Essa será a primeira edição do Braskem recicla, projeto patrocinado pela Braskem, voltada para pedestres. A partir de uma experiência interativa, o público será convidado a refletir sobre a importância das mudanças de atitudes, adotando hábitos como reciclagem, descarte correto de resíduos e preocupação com o pós-consumo.

A estrutura, que será gerida pela startup baiana Solos, funcionará na praça do Cayru, entre 8 de 19 de dezembro, incluindo um museu aberto sobre o ciclo do plástico verde e um jogo de tabuleiro gigante, com questões sobre economia circular. "Acreditamos que é essencial compartilhar conhecimento e facilitar o acesso ao descarte responsável no processo de conscientização da população. Essas são ferramentas fundamentais para a transformação da sociedade em busca de hábitos mais sustentáveis e com impacto positivo no planeta", pontua Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.

Além de promover a disseminação de informações, o projeto arrecadará resíduos recicláveis, que serão encaminhados para a Cooperativa de Trabalho Dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary), contribuindo para ampliar a renda da entidade. A expectativa dessa ação é arrecadar 12 toneladas de materiais, gerando uma renda de R$ 20 mil para os catadores de recicláveis participantes.

A ação conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). “Toda inciativa que vem agregar condições para que tenhamos mais consciência da importância do nosso papel enquanto cidadão e gestão pública em ser um multiplicador de boas ações ambientais em nossa capital, é sempre muito bem-vinda. E a parceria da Secis com a Braskem e startup Solos tem demonstrado que, especialmente no campo da coleta seletiva, essas boas ações trazem mais contundência quando, de fato, há oportunidade da participação prática da população”, reforça Edna França, titular da Secis.

"É um prazer para nós ter a oportunidade de apoiar mais uma vez essa iniciativa que, sem dúvidas, tem beneficiado tanto quem participa, doando seus materiais, quanto quem recebe, gerando emprego e renda. É importante também que todos aproveitem essa oportunidade para transformar o olhar em relação aos seus resíduos, realizando o descarte de forma mais consciente e reutilizando sempre que possível”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho

Novo formato - Essa é a terceira edição do projeto em Salvador, sendo que as duas primeiras tiveram uma estrutura de drive-thru, onde os motoristas poderiam parar para entregar embalagens plásticas, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro. As ações, realizadas em 2020 e 2021, arrecadaram juntas 13,5 toneladas de resíduos, impactando mais de 177 mil pessoas. Após o sucesso na capital baiana, a iniciativa segue para outros estados, sendo realizada também em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e com eventos programados para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Para Saville Alves, o Braskem recicla une a disseminação de informações qualificada com a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido, viabilizando um ponto de coleta de resíduos. "Facilitar o acesso ao descarte responsável, compartilhar informação e descentralizar o conhecimento são ferramentas chaves para tornar a sustentabilidade um comportamento de todos".

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.