Quarta, 18 de Maio de 2022
27°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Municípios Municípios

Produção de ovos gera renda e transforma a vida de famílias em Malhada de Pedras

A ação, que contou com recursos da ordem de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva

23/11/2021 às 09h52
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto: CAR/Divulgação
Foto: CAR/Divulgação

A implantação de aviários incrementou a renda de 20 famílias ligadas à Associação de Lagoa das Cacimbas, no município de Malhada de Pedras, no Sudoeste baiano. A ação, que contou com recursos da ordem de R$ 316,9 mil, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 

A maioria das famílias consegue tirar o equivalente a um salário mínimo com a venda da produção de ovos. A presidente da Associação de Lagoas das Cacimbas, Maria Sônia Santos Ataíde, ressalta que o projeto foi implantado priorizando jovens e mulheres e está gerando desenvolvimento na comunidade.:

“Os beneficiários vem gerando renda com a criação de galinhas caipiras e, em alguns casos, eles têm uma produção diária de 10 dúzias de ovos. O projeto garante a segurança alimentar das famílias, com o total apoio da associação e a produção é vendida direto para o consumidor, sem interferência de atravessadores”, explica Maria Sônia.

As famílias trabalham, também, com outros produtos, que são vendidos para o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Escolar (PNAE), engre outros. “A gente agradece à CAR/Bahia Produtiva, que revolucionou muito na zona rural, trazendo renda e segurança alimentar para as famílias”, completa a dirigente da Associação.

O assistente territorial do Bahia Produtiva, Danilo Joad, que atua em municípios do Território Sertão Produtivo, afirma que a produção, antes da implantação do projeto, não empregava qualqier orientação técnica: “A produção das propriedades aumentou em mais de 90%, tendo agricultores com média de produção diária de nove dúzias de ovos por dia e todos os beneficiários têm pensamento de ampliar sua produção”.

Os produtos são comercializados diretamente nas casas de clientes; nas feiras livres; na Feira da Agricultura Familiar de Malhada de Pedras, que acontece na sede do município, às sextas-feiras, na Praça da Bandeira; e nas quitandas e supermercados, além de vendas para os programas PAA e PNAE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.