Quarta, 01 de Dezembro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Política Bahia

Em Lisboa, vice-governador busca ampliar cooperação entre Portugal e Bahia

"Com muita satisfação, viemos a Portugal mostrar o enorme potencial da Bahia para investidores e reforçar nossas relações com este país irmão", diz João Leão

25/10/2021 às 17h37
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto: Assessoria Seplan
Foto: Assessoria Seplan

A internacionalização das relações comerciais, a promoção do destino turístico, a cooperação técnica no agronegócio e na atração de novos investimentos serão alguns temas a serem discutidos no encontro intitulado ‘Portugal descobrindo a Bahia do futuro’. O evento, realizado pela MVU Promoções e Eventos, com apoio do governo do Estado, será no salão do Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, nesta terça-feira (26), das 9h às 17h.

A ideia é reunir investidores, empresários de diversos setores e grandes operadoras de turismo que darão a conhecer os incentivos, os atrativos naturais, as vantagens competitivas e as inúmeras oportunidades no agronegócio, infraestrutura, setor de energia, dentre outros, num estado que é do tamanho da França e tem 1,5 vezes a população de Portugal.

“Com muita satisfação, viemos a Portugal mostrar o enorme potencial do estado da Bahia para investidores portugueses e reforçar as nossas relações com este país irmão. Nós já firmamos algumas parcerias de sucesso com empresários portugueses, mas temos a certeza de que estes exemplos podem se multiplicar e render muitos frutos”, diz o vice-governador João Leão, secretário do Planeamento da Bahia.

Em Portugal desde segunda-feira (18), a comitiva já cumpriu 15 agendas oficiais. João Leão já esteve reunido com o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, no Ministério de Negócios Estrangeiros. Na reunião, o vice-governador apresentou projetos pioneiros no estado: o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e a Fazenda Escola Modelo, na qual busca também cooperação na área da educação.

A comitiva da Bahia também se reuniu com o presidente do Conselho da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luis Cacho. Passou por Évora, no Alentejo, e Torres Novas, no Ribatejo, onde conheceu de perto o processo de produção de vinhos e embutidos. Em Paris, participará do “Salon du Chocolat”. Ainda na França, a equipe de João Leão visitará a região de Champagne, onde terá reuniões com produtores locais.

Showroom 

Com mais de 70 marcas de chocolate de origem, a Bahia é referência no fabrico de chocolate de qualidade, no Brasil. A produção de chocolate, bem como outros produtos típicos e de origem com qualidade certificada para exportação, como os biscoitos de tapioca, a cachaça baiana de alambique, o café biológico, as amêndoas de cacau, as geleias, serão apresentados num showroom, durante o “Portugal descobrindo a Bahia do futuro”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.