Segunda, 29 de Novembro de 2021
26°

Pancada de chuva

Salvador - BA

Governo Bahia

Governo do Estado entrega mais de 300 títulos de terra na região de Irecê

O documento dá garantia jurídica da posse da terra em que muito destes agricultores nasceram, constituíram família e tiram seu sustento.

24/10/2021 às 14h56
Por: Redação
Compartilhe:
Governo do Estado entrega mais de 300 títulos de terra na região de Irecê

O governo do estado entregou desde a última quinta-feira (21), 304 títulos de terra para agricultores e agricultoras familiares baianos no Território de Identidade Irecê. O documento dá garantia jurídica da posse da terra em que muito destes agricultores nasceram, constituíram família e tiram seu sustento.  

Foram beneficiadas famílias em Lapão, São Gabriel, Presidente Dutra, Ibititá, Ibipeba, Cafarnaum, Mulungu do Morro e Irecê. A iniciativa foi viabilizada por meio da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que conta ainda com a parceria da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), que assegura a entrega do título já registrado em cartório. 

Camilla Batista, coordenadora executiva da CDA, destaca a importância de poder voltar a entregar o documento nas mãos dos agricultores e agricultoras, após um período distanciamento imposto para conter a Covid-19. "É um momento de muita alegria e celebração para a gestão do Estado, municípios e para estas famílias, que estão concretizando o sonho de terem como comprovar a posse da terra, possibilitando o acesso a investimentos para fortalecer a sua produção e a sucessão rural para seus filhos e filhas". 

Marcio Messias, prefeito do município de Lapão, disse acreditar que o desenvolvimento de um município passa por uma agricultura familiar pujante: “Lapão é um município eminentemente agrícola, que precisa muito da agricultura e o poder público está firme, está presente, junto com o governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Fortalecer a agricultura familiar no município de Lapão fortalece todos os nossos agricultores que precisam de apoio". 

O delegatário do Cartório de Registro de Imóveis de Irecê e substituto em São Gabriel, Edilton Almeida de Moura, enfatiza a importância da parceria firmada com Ariba: "Nessa entrega de hoje, por exemplo, estamos sendo muito agraciados, primeiro o município pela entrega dos títulos e nós, enquanto cartório, por estar tendo essa humanização de trazer o agricultor rural até o cartório pois muitas pessoas veem o cartório como um departamento frio. O cartório vindo até o agricultor, isso é muito importante".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.