Quarta, 01 de Dezembro de 2021
28°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Saúde Saúde

Medicamento em forma de gel está na primeira linha de indicação para reposição hormonal

Terapias com hormônios aplicados na pele são indicados em vários casos e devem ocorrer de acordo com a necessidade de cada paciente

24/10/2021 às 02h11
Por: Redação
Compartilhe:
Medicamento em forma de gel está na primeira linha de indicação para reposição hormonal

 

A reposição hormonal é um mecanismo pelo qual é possível normalizar a deficiência dos hormônios sexuais que ocorre no período da menopausa, nas mulheres, e da andropausa, nos homens. No caso delas, a alteração hormonal provoca sintomas bem peculiares, como a interrupção da menstruação, insônia, perda óssea e ondas de calor. Eles costumam sentir cansaço excessivo; perda de massa muscular, diminuição do desejo sexual e da capacidade de ereção, por exemplo.  

Nesse contexto, a reposição hormonal é uma terapia indicada para amenizar essas e outras manifestações, além de prevenir doenças. E isso é possível sem recorrer a pílulas. Terapias com hormônios transdérmicos, aqueles que aplicados na pele, são indicadas nestes casos e em vários outros, como no tratamento de mioma e endometriose. As indicações são variadas e a prescrição deve ocorrer de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Médico e cientista, Jorge Valente afirma que as vantagens de se fazer a reposição pela via transdérmica são variadas e destaca que este tipo de medicamento em forma de gel está na primeira linha de indicação pelos mais variados fatores: individualização da dose; evitar a primeira passagem hepática das terapias por via oral; a possibilidade de utilização de hormônios bioequivalentes, ou seja, com fórmula molecular similar aqueles que são produzidos pelo próprio organismo humano, entre outros. 

O ginecologista explica que a deficiência dos hormônios sexuais causa impacto em mais de 600 reações metabólicas no corpo feminino e mais de 400 no corpo masculino. “Desde a pele, a libido, a disposição, o controle do humor e do peso, a preservação da massa magra, a lubrificação da vagina e dos olhos, os cabelos, as unhas, o sono, tudo isso é controlado pelos hormônios sexuais e todos os sintomas causados pela deficiência desses hormônios podem ser melhorados com a reposição hormonal”, ressalta Jorge Valente. 

De acordo com Rosana Amorim, gerente técnica da Singular Pharma, os hormônios geralmente veiculados na base transdérmica são: Gestrinona, Testosterona, Estradiol, Estriol e Progesterona. Outros ativos também podem ser preparados no veículo transdérmico: anti-inflamatórios, como Miodesin, Cetoprofeno e Nimesulida; analgésicos, a exemplo de Amitriptilina + Gabapentina; antieméticos, para tratamento de náuseas e vômitos, como Odansetrona; além de Metformina; Resveratrol; Crisina; Prasterona; Tadalafil; Sildenafil; Oxandrolona, entre outros. 

Sobre a Singular Pharma   

 A Singular Pharma é uma empresa farmacêutica que tem como objetivo fornecer as melhores soluções para seus clientes em gerenciamento de peso, longevidade, controle do stress, qualidade do sono e melhoria da função cognitiva. Com laboratórios em cidades da Bahia e de Sergipe, a Singular Pharma é pioneira em formulações voltadas para o bem-estar nesses estados. Através de investimento constante em conhecimento e em tecnologia de ponta, disponibiliza para os seus clientes ativos citados nos estudos científicos mais recentes, oferecendo uma gama atualizada de produtos farmacêuticos. As formulações da Singular são desenvolvidas seguindo rígidos protocolos sanitários e de qualidade e têm o conceito "free": são livres de glúten, lactose, petrolatos e óleos minerais - reduzindo a chance de reações adversas.    

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.