Quarta, 01 de Dezembro de 2021
28°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Municípios Municípios

Câmara de Vereadores de Camaçari realiza sessão especial em comemoração ao Dia dos Professores

A homenagem foi solicitada pelo vereador Gilvan Souza e teve como tema “Gente que inspira e faz educação”

15/10/2021 às 21h10
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto : Divulgação
Foto : Divulgação

Uma sessão especial em comemoração ao Dia dos Professores foi realizada pela Câmara Municipal de Camaçari, na quinta-feira (14), um dia antes da data oficial. A homenagem, realizada na tarde de quinta-feira (14/10), um dia antes da data oficial, foi solicitada pelo vereador Gilvan Souza e teve como tema “Gente que inspira e faz educação”. O parlamentar abriu a sessão reconhecendo o valor dos profissionais, destacando a missão de ensinar e agradecendo a dedicação dos profissionais da Educação .

Com um formato propositivo, o evento teve compartilhamento de vivências e destaque para a profissão que se manteve essencial durante a pandemia, se reinventando e criando novas formas de ensino e aprendizado. A formação do quadro de palestrantes, homenageados e composição da mesa contou com profissionais de Educação dos serviços público e privado, do Ensino Superior e de formação técnica, além de representantes de entidades representativas da categoria.

O diretor da Escola Municipal Darci Ribeiro, Manoel Palma Vidal, falou sobre a reinvenção das escolas nesse período da pandemia, quando os professores viraram estudantes para aprender as novas ferramentas de comunicação, e descreveu algumas das atividades que utilizam para educar seus estudantes de forma lúdica.

Já o cuidador educacional da Educação Inclusiva, Francisco Javier, destacou a importância da criação de pontes para o conhecimento, especialmente em relação às pessoas com algum tipo de deficiência. O professor de Educação Tecnológica, Alberto Leandro Pereira, por sua vez, falou sobre o acesso à tecnologia por parte dos estudantes e descreveu suas metodologias com os estudantes, utilizando técnicas para deixá-los falar sobre como querem estudar.

Presente na sessão, a secretária de Educação do município, Neurilene Martins, aproveitou a oportunidade para defender o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino e explicar sobre os protocolos sanitários e os benefícios da retomada para alunos e professores.

Após as palestras, o vereador Gilvan iniciou a entrega de placas de homenagem aos professores escolhidos para representar categorias da Educação. Ao todo, a casa legislativa entregou homenagens para 11 pessoas. Foram elas: a vereadora e professora Angélica Bitencourt e as professoras Márcia Novaes, do Sindicato dos Professores; Gisele Pereira Valadares, da Educação Infantil; e Isabel Maria Ramos e Márcia Santos Oliveira, ambas do Ensino Fundamental.

Também foram reconhecidos, o professor Alberto Chaves, pela Educação Tecnológica; a professora Bárbara Cilene, da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Francisco Javier, pela Educação Inclusiva; Adriane Marcele, pelas instituições privadas de ensino; Kleide Raimunda, pela Educação Especial, incluindo a comunidade surda; e Edicleia Pereira Dias, educadora social responsável pelo projeto do Banco de Absorventes contra a Precariedade Menstrual, que inspirou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei nº 14.214/21).

Em sua fala, a professora Edicleia Dias explicou como nasceu o projeto do banco de absorventes e o acompanhamento que fez com as estudantes da Escola Cosme de Farias, ao perceber que muitas faltavam durante uma semana seguida, todos os meses, por conta de não terem condições de comprar o absorvente íntimo.

A sessão contou com a presença das vereadoras Professora Angélica (PP) e Fafá de Senhorinho (DEM), e dos vereadores Jamesson (PSL), Ivandel Pires (Cidadania), Dilson Magalhães Jr. (PSDB), Tagner (PT), Dentinho (PT) e Vavau (PSB).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.