Segunda, 25 de Outubro de 2021
29°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Governo Brasil

Governo autoriza entrada de militares dos EUA para exercício no Vale do Paraíba

Serão 240 militares estrangeiros que ficarão no Brasil de 28 de novembro a 18 de dezembro

14/10/2021 às 10h24
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto : Divulgação / Sérgio Lima/Poder360
Foto : Divulgação / Sérgio Lima/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou que militares dos Estados Unidos entrem em território brasileiro para um exercício militar entre os 2 países. Cerca de 240 militares norte-americanos ficarão no país de 28 de novembro a 18 de dezembro. O visto foi publicado nesta 5ª feira (14.out.2021) no Diário Oficial da União. Eis a íntegra do decreto presidencial.

Além do contingente humano, o exército dos Estados Unidos também poderá trazer “armamentos, acessórios, munições, optônicos, dispositivos ópticos e sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação”.

Os militares devem ficar na região do Vale do Paraíba, entre Resende, no Rio de Janeiro, e Lorena, em São Paulo. É nessa área que fica a Academia Militar das Agulhas Negras.

O exercício militar que vai possibilitar a entrada dos militares norte-americanos chama-se adestramento combinado CORE 21 (Operações Combinadas e Exercícios de Rotação, na sigla em inglês). Em julho, oficiais brasileiros foram ao Texas combinar os detalhes do exercício com os Estados Unidos.

Ao citar a CORE 21, o exército brasileiro não informa detalhes sobre o treinamento. A organização afirma que o objetivo é o adestramento das forças. Devem participar do treinamento a 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e o 5º Batalhão de Infantaria Leve. Pelo lado dos EUA, participará a 101ª Divisão de Assalto Aéreo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 15h57 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 31°

Ter 30°C 23°C
Qua 28°C 23°C
Qui 27°C 24°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete