Segunda, 27 de Setembro de 2021
26°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Municípios Municípios

Cruz das Almas: CPI descobre mais um óbito de paciente atendido por falso médico

Em abril, outro óbito foi registrado na mesma circunstância sob suspeita de indícios de erro médico

14/09/2021 às 16h31
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto : Divulgação
Foto : Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, que investiga além das rasuras de cartão de vacina e a troca de imunizantes contra Covid pela Secretaria Municipal de Saúde, descobriu que um segundo paciente, que veio a óbito no dia 29 de março, foi atendido por um falso médico na UPA do município. O falso profissional utilizou, ilegalmente, o CRM e a assinatura do médico Diego Araújo Paternostro.

Em abril, um outro óbito no Pronto Atendimento para Covid do município foi registrado na mesma circunstância sob suspeita de indícios de erro médico. Nesse caso, foi utilizado ilegalmente o CRM e o nome da médica Alana Maria Sena Ferreira. O colegiado, formado por vereadores, averiguou em oitiva que os documentos desses profissionais foram utilizados ilegalmente, sem o conhecimento dos profissionais, configurando crime de falsidade ideológica. Os médicos asseguram que nunca trabalharam em Cruz das Almas.

Ao avançar nas investigações, a CPI identificou que a paciente que foi a óbito no´ultimo dia 29 de março deste ano, tinha sido na realidade, atendida por uma pessoa de nome Diego Villa Lobos. Após pesquisas nas redes sociais, foram apresentadas fotos desse perfil a um familiar da falecida, que reconheceu as fotos de quem atendeu sua parente. Sendo assim, a CPI constatou mais um óbito cujo atendimento foi realizado por um falso médico.

A CPI vai encaminhar os documentos ajuntados ao Ministério Público. O caso também vai ser remetido para investigação da Polícia Civil e do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia.

"Estamos avançando nas investigações e percebendo a absurda negligência da Secretaria de Saúde, a ineficiência da atual gestão da prefeitura na contratação de médicos, que coloca a vida da população cruzalmense em risco. É lamentável esse descaso, esse despreparo, ficamos indignados, e vamos encaminhar os relatórios para o Ministério Público e outros órgãos competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas, uma vez que vidas foram perdidas e precisamos saber de quem é a responsabilidade", reiterou o vereador Pedro Melo (PT), relator da CPI.

Sem explicação

Genro do prefeito, o secretário de Saúde de Cruz das Almas, Sandro Borges, seria ouvido na CPI do Covid no início deste mês, mas pediu afastamento do cargo, um dia antes. No lugar dele, uma representante da prefeitura, a coordenadora da Secretaria de Saúde, Kaliane Ferreira, foi enviada, porém não soube explicar as denúncias.

A comissão vai solicitar ao Tribunal de Contas dos Municípios a relação de pagamentos de todos os médicos em 2021. A Secretaria de Saúde do Município não enviou a CPI os documentos solicitados pelo colegiado, como resumo de contrato, publicação de credenciamento médico, publicação de chamamento público e os contratos temporários dos médicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cruz das Almas - BA
Sobre o município Notícias de Cruz das Almas - BA
Salvador - BA Atualizado às 21h38 - Fonte: ClimaTempo
26°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 28°

Ter 29°C 22°C
Qua 29°C 23°C
Qui 30°C 23°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 28°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete