Quarta, 23 de Junho de 2021
(71) 9 9967-9844
Municípios Municípios

Bebê soteropolitano nasce com 70% de anticorpos para Covid-19

Joana Cunha é o quinto bebê com a proteção na Bahia

09/06/2021 22h48
Por: Lohan Santana
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Foi justamente a repercussão das notícias de bebês nascidos com anticorpos para a Covid-19 que aguçou a curiosidade do bancário João Paulo Guimarães para saber se a sua segunda filha, Joana Cunha, também estava entre os protegidos. Joana é filha de João Paulo com a enfermeira Emília Cunha, que completou o esquema vacinal com a segunda dose de Coronavac na 35ª semana de gestação. Depois de um exame, a confirmação, Joana tem 70% de anticorpos contra o vírus.

A taxa é determinada por um exame específico que identifica os chamados anticorpos neutralizantes. “Vendo as notícias dos bebês com anticorpos fiquei me perguntando se ela estava protegida também. Pesquisei e entendi que esse exame era o mais adequado já que o IGG só aponta a presença de anticorpos mas não diz da proteção”, conta. O valor de referência utilizado pelos laboratórios para indicar proteção varia de 20 a 35%. Para a pequena Joana, o resultado do exame feito aos 10 dias de vida mostra a proteção alcançada é de 70%. Dos casos registrados no país é o segundo maior valor, atrás apenas de um bebê de Recife, com 92% de anticorpos detectados.

“A gente ficou feliz. Dá um alívio. Mesmo sendo tudo muito novo. Não se sabe nada, quanto tempo essa proteção vai durar, se é um mês, se é um ano. Mas a gente fica aliviado, dá uma segurança um ”, explica o bancário. Outro alívio é constatar, novamente, a eficiência da vacina. “Ficam esses boatos de que a Coronavac não é eficiente, não gera anticorpos. Tá ai a comprovação de que gera”, defende João.

Até agora, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ainda não procurou a família para fazer o acompanhamento da pequena Joana e entender a duração da proteção. “O laboratório avisa que compartilha o resultado com as autoridades de saúde. Mas não fomos procurados. Se não forem acompanhar eu mesmo quero refazer o exame daqui um tempo, um ano, para ver como está”, relata ele, que comemoru a notícia nas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador - BA
Atualizado às 03h41 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
13 km/h Vento
79% Umidade do ar
60% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol e Chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva