Quarta, 23 de Junho de 2021
(71) 9 9967-9844
Governo Brasil

Governo publica portaria que autoriza envio da Força Nacional ao Amazonas

Medida estabelece que agentes atuarão em ações de combate ao crime organizado 'em caráter episódico e planejado'

08/06/2021 10h46
Por: Lohan Santana Fonte: CNN Brasil
Foto: Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil

Uma portaria publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU) autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas após o estado ter sido alvo de ataques criminosos com incêndios em ônibus, viaturas e ambulâncias.

O anúncio da medida foi feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, na segunda-feira (7), para atender pedido do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

 

A portaria estabelece que a Força de Segurança atuará “em caráter episódico e planejado, nas ações de combate ao crime organizado na capital e no interior do Estado, em atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública”.

Lima (PSC) informou que fez o pedido ainda no domingo. "Ontem à noite formalizei pedido ao Ministério da Justiça para o envio de homens da Força Nacional ao Amazonas. O objetivo é que reforcem o trabalho das forças de segurança do Estado, que atuam no combate aos atos de vandalismo que têm acontecido nas últimas horas", disse.

Desde domingo, criminosos também têm depredado e incendiado prédios públicos e agências bancárias, na capital e no interior. Os ataques seriam uma reação do crime organizado à morte de um suposto traficante de drogas, no sábado (5).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a ordem para os ataques partiu de dentro de um presídio após a morte de Erick Batista Costa, o “Dadinho”, de 30 anos, durante uma ação policial.

"Dadinho" seria integrante do Comando Vermelho. A facção criminosa do Rio de Janeiro passou a dominar o tráfico de drogas em Manaus, após uma guerra na disputa das rotas do tráfico com a facção Família do Norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 02h21 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
11 km/h Vento
74% Umidade do ar
60% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol e Chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva