Sábado, 25 de Setembro de 2021
25°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Coronavírus Covid-19

Fiocruz retoma produção da vacina da AstraZeneca nesta terça-feira

Remessa de insumos recebida deve ser suficiente para fabricar cerca de 12 milhões de doses do imunizante

25/05/2021 às 09h13
Por: Lohan Santana
Compartilhe:
Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília
Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve retomar a produção de vacinas da AstraZeneca/Oxford nesta terça-feira (25), cinco dias após suspender a fabricação, informa a CNN Brasil. A paralisação havia ocorrido por falta do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), principal insumo para produção do imunizante.

No fim da tarde de sábado (22), a Fiocruz recebeu mais uma remessa dos insumos, que devem ser suficientes para fabricar cerca de 12 milhões de doses da vacina. Dessa forma, os repasses previstos ao Programa Nacional de Imunização (PNI) até a terceira semana de junho estão mantidos.

Embora o recebimento desses insumos garanta os repasses previstos para junho, sem a assinatura de contratos de transferência de tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz corre o risco de não entregar vacinas contra Covid-19 a partir do mês de agosto.

O acordo é o que pode permitir a Fiocruz iniciar a produção local do IFA, reduzindo a dependência brasileira de insumos estrangeiros. A Fundação, no entanto, tem a expectativa de assinar, nesta semana, dois novos contratos com a AstraZeneca. A informação é do analista da CNN, Leandro Resende.

Um contrato prevê prorrogar o envio de mais IFAs da China. O outro,  para a Fiocruz poder receber da farmacêutica o que falta de tecnologia para que o Brasil consiga produzir a vacina 100% nacional.

De acordo com a emissora de TV paga, o contrato da transferência de tecnologia entre Fiocruz e AstraZeneca não avança porque esbarra em direito de propriedade intelectual e leis internacionais. O prazo inicial era para assinar em fevereiro. Desde setembro, a Fundação alega que o contrato de transferência total de tecnologia está em fase final de discussão.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello chegou a anunciar que o contrato fora fechado em fevereiro numa cerimônia na Fiocruz. O documento, no entanto, nunca foi assinado.

“Com a chegada, a incorporação da tecnologia que está contratada, poderemos fabricar 20 milhões de doses por mês no segundo semestre aproximadamente, já com a produção do IFA no Brasil, aqui na Fiocruz”, disse Pazuello na ocasião.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA Atualizado às 02h51 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 21° Máx. 28°

Dom 27°C 22°C
Seg 28°C 23°C
Ter 28°C 22°C
Qua 28°C 23°C
Qui 27°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete