Terça, 11 de Maio de 2021
(71) 9 9967-9844
Política Política

Sandro Régis destaca aprovação de MP que permite renegociação das dívidas dos produtores de cacau

Régis tem sido uma voz atuante na defesa da cultura cacaueira

29/04/2021 15h37
Por: Lohan Santana
Foto: Sandra Travassos/AL-BA
Foto: Sandra Travassos/AL-BA

O deputado estadual Sandro Régis (Democratas) destacou nesta quinta-feira (29) a aprovação da medida provisória (MP) 1016/20, que prevê renegociação extraordinária de dívidas perante fundos constitucionais. Entre outras, o texto base da MP permitiu a renegociação das dívidas dos produtores de cacau. Com isso, estes produtores poderão renegociar os débitos com descontos de até 80%, em dez anos, com início do pagamento em 2023. A proposta segue, agora, para o Senado. 

Régis tem sido uma voz atuante na defesa da cultura cacaueira. Recentemente, por exemplo, o deputado criticou a falta de investimentos na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e defendeu o fortalecimento da entidade, que é referência em pesquisa e inovação. 

"Fico muito feliz e satisfeito com essa aprovação pela Câmara dos Deputados. Sem dúvidas, é um grande alívio para os produtores do cacau, que sofrem há anos com a falta de incentivo e com a falta de investimentos na Ceplac, que é um órgão fundamental para impulsionar a produção. Nosso desejo, agora, é que o Senado possa também aprovar e que essa medida entre em vigor", afirmou Régis. 

Em 2019, Sandro Régis promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para debater a situação da cadeia produtiva do cacau, com a presença de diversos representantes do setor e parlamentares. "Foi um momento importante em que reunimos representantes do setor e pudemos debater profundamente os problemas", recorda. 

O deputado ainda destacou que a cultura cacaueira deu uma contribuição significativa à economia brasileira, mas que a falta de incentivo e investimentos prejudica seu desenvolvimento. "Sabemos que muitas dessas dívidas ocorreram porque muitos produtores fizeram grandes investimentos com base em um pacote do governo, que não deu resultado e trouxe muitos prejuízos", frisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sandro Régis
Sobre Sandro Régis
Salvador - BA
Atualizado às 23h31 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

27° Sensação
15 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva