Quarta, 12 de Maio de 2021
(71) 9 9967-9844
Governo Brasil

Governo autoriza uso da Força Nacional na Amazônia

Ministério da Justiça deu autorização para ações de apoio de fiscalização do Ibama contra o desmatamento ilegal

29/04/2021 10h36
Por: Lohan Santana Fonte: Terra
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O Ministério da Justiça autorizou nesta quinta-feira o uso da Força Nacional de Segurança (FNS) para apoiar ações de fiscalização do Ibama contra o desmatamento ilegal na Amazônia, no momento em que a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região é encerrada.

De acordo com o Ministério da Justiça, a Força irá atuar por 260 dias --até janeiro de 2022, mas podendo ser estendido-- na segurança das equipes do Ibama que fazem a fiscalização contra desmatamento e queimadas na região.

O uso da FNS é um dos planos do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para aumentar a fiscalização. Em entrevista à Reuters, o ministro afirmou que parte dos recursos que o governo brasileiro pede aos Estados Unidos e outros países seria usado para financiar o uso da Força em ações mais permanentes de fiscalização.

A ideia é vista com ressalvas por ambientalistas diante da perda de capacidade das agências ambientais, mas Salles argumenta que é uma maneira de ampliar rapidamente o poder de fiscalização.

 

A Força Nacional começa a operar no momento em que se encerra a GLO que levou os militares a agir na região desde maio do ano passado. A operação Verde Brasil se encerra na sexta-feira e não há decisão, por enquanto de retomá-la.

Coordenador do Conselho Nacional da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão já afirmou que se estuda uma retomada, pelo menos até julho, mas em uma versão mais reduzida. O foco seria em 11 municípios que concentram os maiores índices de desmatamento do país.

Entre agosto de 2019 e 2020, a região perdeu mais 11.088 quilômetros quadrados de floresta, o maior índice de desmatamento dos últimos 12 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 23h51 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

27° Sensação
15 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Sexta (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °