Terça, 11 de Maio de 2021
(71) 9 9967-9844
Governo Brasil

Governo anuncia antecipação de 2 milhões de doses da Covax para maio

Total será de 34,4 milhões no mês. Só do consórcio serão 4 milhões. Fala em programa de testagem

28/04/2021 13h59
Por: Lohan Santana
Foto: Sérgio Lima/Poder360
Foto: Sérgio Lima/Poder360

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou nesta 4ª feira (28.abr.2021) que haverá uma antecipação de 2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 da aliança global Covax Facility para o Brasil em maio.

Deu as declarações em pronunciamento feito a jornalistas no Palácio do Planalto, depois da 3ª reunião do Comitê de Coordenação Nacional para enfrentamento da pandemia.

Com a atualização, o consórcio da OMS (Organização Mundial da Saúde) pretende entregar ao Brasil 4 milhões de doses em maio. Segundo o nº 2 da pasta, o total de imunizantes viabilizados no mês será de 34,4 milhões de vacinas.

Cruz disse ainda que o Brasil receberá nesta 5ª feira (29.abr) 1 milhão de doses da Pfizer. Será a 1ª remessa do contrato de 100 milhões.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse no pronunciamento que o governo anunciará em breve um programa de testagem para a população. O anúncio acontece 13 meses depois do 1º caso da doença registrado no país.

 

 

“Em breve, anunciaremos um programa de testagem da população com antígeno, para que possamos adotar uma política melhor de quarentena para esses indivíduos afetados pela covid e possamos evitar as doenças”.

Queiroga disse que a pasta continua defendendo o uso de máscaras e o distanciamento social.

“As medidas não farmacológicas, associadas a uma ampla campanha de vacinação são as duas armas que temos para por fim a essa pandemia”, disse.

CORONAVAC ATRASADA

Queiroga disse que o governo federal pretende receber na próxima semana mais doses da CoronaVac para regularizar a aplicação da vacina, atrasada em alguns Estados.

“O Ministério da Saúde editou uma nota técnica. Aliás, nota técnica baseada no próprio PNI [Plano Nacional de Imunização] que foi elaborado o ano passado [dizendo] que não há problema os pacientes assim que chegar à vacina CoronaVac pode fazer essa 2ª dose”, afirmou.

“Nós esperamos que na semana que vem seja distribuída doses de CoronaVac suficientes pra que haja uma regularização nacional dessa 2ª dose”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 23h31 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 27°

27° Sensação
15 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva