Quarta, 23 de Junho de 2021
(71) 9 9967-9844
Coronavírus Covid-19

Butantan confirma presença de 3 variantes do coronavírus em São Paulo

Cepas da África do Sul e da Suíça. E uma mutação da cepa brasileira

27/04/2021 17h59
Por: Lohan Santana
Foto: Flickr
Foto: Flickr

O Instituto Butantan encontrou 3 variantes do coronavírus em circulação no Estado de São Paulo: a variante sul-africana, a suíça e uma mutação da variante brasileira, a N9. O anúncio foi realizado na 2ª feira (26.abr.2021).

A vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico, Maria Carolina Sabbaga, afirmou que a presença dessas variantes indica que há muitas cepas do coronavírus circulando no Estado. “Precisamos de políticas de contenção e respeitar o distanciamento para que a gente não fique espalhando variantes”, afirmou no comunicado do instituto.

O Butantan afirma que a variante mais preocupante até o momento é a da África do Sul. Essa cepa é considerada perigosa porque ela é mais resistente à ação dos anticorpos que protegem o corpo humanos, incluindo os produzidos por meio da vacinação. A vacina da AstraZeneca, utilizada no Brasil, é menos eficaz contra essa variante.

 

 

Já a variante da Suíça e a N9 são as chamadas variantes de interesse. Ou seja, ainda é cedo para dizer se elas são mais transmissíveis ou mais agressivas do que outras cepas em circulação em São Paulo.

A variante da sul-africana já foi identificada na Baixada Santista e em Sorocaba. Já a suíça foi encontrada em Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. E a N9, em Jardinópolis, interior do Estado. Elas foram encontradas nos estudos de sequenciamento genético do Butantan e por enquanto são casos únicos.

O Butantan afirma que a vacina produzida pelo instituto em parceria com a Sinovac, a CoronaVac, é eficaz contra a variante brasileira, assim como contra a sua mutação. Também diz que, se necessário, é possível realizar testes para garantir a atualização das vacinas já existentes contra o coronavírus.

O instituto afirma também que a confirmação dessas variantes em São Paulo mostra que é necessário manter os cuidados e o distanciamento social. “As mutações do novo coronavírus indicam que a pandemia está longe de ser controlada“, diz Sabbaga

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 03h21 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
11 km/h Vento
74% Umidade do ar
60% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol e Chuva
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva