Quinta, 15 de Abril de 2021
(71) 9 9967-9844
Política Brasil

FHC critica falta de liderança de Bolsonaro como presidente

Para ex-presidente, atual mandatário não tem estratégia nem para a própria reeleição

08/04/2021 10h58
Por: Lohan Santana
Foto : Metropress
Foto : Metropress

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falha em liderar o Brasil e não consegue estabelecer um rumo, nem uma estratégia. Em entrevista exclusiva a Mário Kertész, exibida hoje (8) no Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, FHC analisou o cenário da crise política e econômica em meio à pandemia e destacou que a incerteza é a "única coisa segura" na atual conjuntura.

"Agora, está faltando um rumo. O Brasil não sabe pra que lado vai, então isso dá uma certa incerteza. Só tem uma coisa que é segura: é a incerteza. Não se sabe quando vai acabar a pandemia. Se espera que seja o mais rápido possível, mas quando? Não se sabe. O que vai acontecer com a nossa economia? E o desemprego? É muito sentimento de insegurança. Na vida política, boa parte do trabalho de um político é criar esperança, o caminho. 'Venha comigo e você vai pro paraíso', não sei se vai, mas pelo menos se tem a ilusão. Nosso presidente parece que nem esse sentimento tem, de que pode levar o povo pro futuro. É uma coisa muito rotineira, sem graça", afirmou.

FHC comparou Bolsonaro com outros mandatários brasileiros, como Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e José Sarney. "Juscelino Kubitschek, o que ele fez? Abriu um caminho. Fez Brasília, que parecia ser uma loucura, fez aquele negócio lá, trouxe a indústria automobilística, a indústria naval, então, nós pulsávamos com ele. O próprio Jânio Quadros, que não se aguentou no poder, quando chegou, dava a ilusão de que iria fazer alguma coisa. (...) Isso é o que eu acho que está faltando no Brasil: nós acreditarmos em nós mesmos. E o presidente tem um papel simbólico nessa matéria que é importante. Ele não pode ficar rotineiro, não dá. Tem que dar ao país a sensação de que o presidente é melhor do que a gente, que ele sabe pra onde está levando. (...) O presidente Sarney, que foi muito criticado na época, tinha mais noção das coisas", criticou.

O ex-presidente ainda avalia que o atual chefe do Executivo não usa o caos como estratégia. Para FHC, Bolsonaro "não trama nada". "Pode ser que eu esteja enganado, mas na minha análise, não é que o presidente atual esteja tramando algo. Ele não está tramando. Ele não trama nada, esse é o problema. Não está nem tramando a continuidade do próprio mandato. Não creio que ele esteja querendo acabar com a democracia. Ela pode acabar, mas é por inépcia, não por projeto", avaliou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 04h09 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 28°

28° Sensação
17 km/h Vento
62% Umidade do ar
80% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (17/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 29°

Sol e Chuva